Gastrite: o que é e como evitar o desconforto

Gastrite: o que é e como evitar o desconforto

Entenda quais os alimentos que devem ser evitados por quem sofre de gastrite e como melhorar a dor

Como melhorar da gastrite? Quais são os alimentos que devem ser evitados por quem tem gastrite? O que fazer para melhorar a dor? Essas são algumas das perguntas que as pessoas que têm essa doença fazem em busca de aliviar os seus sintomas.

Muitas pessoas sofrem com a sensação de queimação no estômago e nem sempre sabem quais as melhores formas de lidar com isso. Para ajudar a esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto, o doutor Drauzio Varella entrevistou o gastroenterologista Joaquim Prado. Leia os principais trechos:

O que é a gastrite?

Gastrite é a inflamação da mucosa do estômago. Ela pode ser leve, intensa ou grave. No exame de endoscopia é possível identificar qual o tipo, de acordo com o aspecto da mucosa.

Azia frequente é sinal de gastrite?

A azia, que é a sensação de queimação, pode ser gastrite. Assim como a dor no estômago e a má digestão. São muitas as manifestações. Portanto, a azia frequente pode ser gastrite, mas pode ser também a doença do refluxo.

Azia
O refluxo pode evoluir para uma gastrite?

São doenças de órgãos diferentes. O refluxo é uma doença do esôfago, a gastrite é do estômago. Podem até andar juntas, mas uma não leva à outra.

Uma das lutas da PROTESTE é o acesso da população a serviços de saúde eficientes e de baixo custo. Conheça nosso Serviço Saúde.

Quais alimentos devem ser evitados para quem tem gastrite?

Os que irritam a mucosa gástrica. Alimentos ácidos, cítricos, café, chá, bebidas alcoolicas, principalmente destiladas. Mastigar chiclete também faz mal, porque o estômago produz ácido esperando o alimento.

O que é o helicobacter pylori e como se adquire?

É uma bactéria que fica grudada na parede do estômago. Essa bactéria é responsável por uma série de doenças, inclusive a gastrite. Em casos mais raros, pode levar até ao câncer. Os meios de transmissão ainda não estão muito claros, mas sabemos que pode ocorrer pela saliva e contato. Além disso, as condições de higiene podem contribuir. Em cidades onde a higiene é preservada, a incidência é mais baixa. No Brasil, 70% da população tem a bactéria.

Limão faz bem ou mal para a gastrite?

Limão não é bom para gastrite. Ele é cítrico, e por isso irrita o estômago. Não é bom de forma nenhuma.

+Leia também: Saiba quais são as doenças ligadas à má alimentação

Qual a relação entre sistema nervoso e o estômago, para resultar em uma gastrite?

O estresse libera corticoide, cortisol e adrenalina. Portanto, a tensão e ansiedade fazem as pessoas ficarem hiper sensíveis. Portanto, aquele mesmo sintoma, acaba incomodando muito mais.

O uso do cigarro pode iniciar ou potencializar a gastrite?

O cigarro faz mal para tudo, inclusive para o tubo digestivo. A nicotina, o alcatrão e o papel do cigarro irritam o estômago. O cigarro é um veneno.

A gastrite crônica pode virar câncer?

Pode acontecer, mas não é uma coisa muito comum.

+Leia também: Saiba que hábitos você tem de mudar para evitar o câncer

Como melhorar da gastrite e seu desconforto?

Comer devagar. Quando comemos depressa, engolimos ar e o estômago tem muito mais trabalho. Além disso, evitar os alimentos que já citamos, como frituras e condimentados, também ajuda a melhorar da gastrite.

Gastrite tem cura?

Depende da gastrite. Se for algo leve, como algo que o paciente comeu estragado, a cura é rápida. Mas se for uma atrófica, que vem com a idade e condições genéticas, ela dificilmente tem cura.