Gastrite: o que é e como evitar o desconforto

Gastrite: o que é e como evitar o desconforto

Entenda quais os alimentos que devem ser evitados por quem sofre de gastrite e como melhorar a dor

Como melhorar da gastrite? Quais são os alimentos que devem ser evitados por quem tem gastrite? O que fazer para melhorar a dor? Essas são algumas das perguntas que as pessoas que têm essa doença fazem em busca de aliviar os seus sintomas.

Muitas pessoas sofrem com a sensação de queimação no estômago e nem sempre sabem quais as melhores formas de lidar com isso. Para ajudar a esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto, o doutor Drauzio Varella entrevistou o gastroenterologista Joaquim Prado. Leia os principais trechos:

O que é a gastrite?

Gastrite é a inflamação da mucosa do estômago. Ela pode ser leve, intensa ou grave. No exame de endoscopia é possível identificar qual o tipo, de acordo com o aspecto da mucosa.

Azia frequente é sinal de gastrite?

A azia, que é a sensação de queimação, pode ser gastrite. Assim como a dor no estômago e a má digestão. São muitas as manifestações. Portanto, a azia frequente pode ser gastrite, mas pode ser também a doença do refluxo.

Azia
O refluxo pode evoluir para uma gastrite?

São doenças de órgãos diferentes. O refluxo é uma doença do esôfago, a gastrite é do estômago. Podem até andar juntas, mas uma não leva à outra.

Uma das lutas da PROTESTE é o acesso da população a serviços de saúde eficientes e de baixo custo. Conheça nosso Serviço Saúde.

Quais alimentos devem ser evitados para quem tem gastrite?

Os que irritam a mucosa gástrica. Alimentos ácidos, cítricos, café, chá, bebidas alcoolicas, principalmente destiladas. Mastigar chiclete também faz mal, porque o estômago produz ácido esperando o alimento.

O que é o helicobacter pylori e como se adquire?

É uma bactéria que fica grudada na parede do estômago. Essa bactéria é responsável por uma série de doenças, inclusive a gastrite. Em casos mais raros, pode levar até ao câncer. Os meios de transmissão ainda não estão muito claros, mas sabemos que pode ocorrer pela saliva e contato. Além disso, as condições de higiene podem contribuir. Em cidades onde a higiene é preservada, a incidência é mais baixa. No Brasil, 70% da população tem a bactéria.

Limão faz bem ou mal para a gastrite?

Limão não é bom para gastrite. Ele é cítrico, e por isso irrita o estômago. Não é bom de forma nenhuma.

+Leia também: Saiba quais são as doenças ligadas à má alimentação

Qual a relação entre sistema nervoso e o estômago, para resultar em uma gastrite?

O estresse libera corticoide, cortisol e adrenalina. Portanto, a tensão e ansiedade fazem as pessoas ficarem hiper sensíveis. Portanto, aquele mesmo sintoma, acaba incomodando muito mais.

O uso do cigarro pode iniciar ou potencializar a gastrite?

O cigarro faz mal para tudo, inclusive para o tubo digestivo. A nicotina, o alcatrão e o papel do cigarro irritam o estômago. O cigarro é um veneno.

A gastrite crônica pode virar câncer?

Pode acontecer, mas não é uma coisa muito comum.

+Leia também: Saiba que hábitos você tem de mudar para evitar o câncer

Como melhorar da gastrite e seu desconforto?

Comer devagar. Quando comemos depressa, engolimos ar e o estômago tem muito mais trabalho. Além disso, evitar os alimentos que já citamos, assim como frituras e condimentados.

Gastrite tem cura?

Depende da gastrite. Se for algo leve, como algo que o paciente comeu estragado, a cura é rápida. Mas se for uma atrófica, que vem com a idade e condições genéticas, ela dificilmente tem cura.

Xiii, recebeu um produto com defeito? Pior, não entregaram até agora aquilo que você comprou? Pare de se estressar com problemas assim. Adquira nosso Serviço de Defesa do Consumidor. Nós podemos resolver para você! Experimente por R$1,99 no primeiro mês. Após, apenas R$24,90 por mês.