Saiba quais são as doenças ligadas à má alimentação

Saiba quais são as doenças ligadas à má alimentação

Uma série de enfermidades está ligada a maus hábitos alimentares; descobrir isso logo cedo ajuda a prevenir seu aparecimento e viver melhor

Gastrite, diabetes, obesidade, colesterol elevado e hipertensão. Essas são as principais doenças ligadas à má alimentação. Portanto, uma vida saudável necessariamente passa por uma alimentação equilibrada. Quem descobre isso logo cedo, desenvolve hábitos alimentares que reduzem a incidência dessas doenças. Veja abaixo algumas das características e tratamentos para as enfermidades citadas.

Gastrite

A gastrite se caracteriza por uma inflamação na mucosa do estômago. E é provocada, em parte, por má alimentação e a realização de poucas refeições por dia. Para evitar que ela ocorra, é preciso fracionar mais as refeições. Ou seja, comer em pequenas porções ao longo do dia. Além disso,  é importante evitar alimentos que irritam a mucosa do estômago. São eles café, frituras, doces, bebidas alcoólicas, alimentos condimentados e outros.

Diabetes

A Diabetes do tipo II está diretamente relacionada com o excesso de peso e a obesidade. Portanto, para prevenir o seu aparecimento, é imprescindível procurar um nutricionista. Ele vai elaborar um cardápio de acordo com as suas necessidades. De forma geral, é importante reduzir o consumo de carboidratos, gorduras e promover uma reeducação alimentar. Exercícios físicos também são importantes.

Alimentação para diabéticos: hábitos que transformam sua qualidade de vida. Baixe o e-book para saber mais sobre diabetes e entender sua relação com a alimentação. Baixar gratuitamente.

Colesterol elevado

O colesterol é um tipo de gordura encontrada em nosso organismo importante para o seu funcionamento normal. No entanto, o aumento nos índices de colesterol LDL – um dos tipos de colesterol –  pode provocar infarto e derrame, pelo acúmulo em artérias e coronárias. Cerca de 70% do colesterol é produzido pelo nosso próprio corpo e 30% é proveniente da dieta. Assim sendo, é importante consumir de forma moderada alimentos ricos em gordura e evitar alimentos industrializados ricos em gorduras trans. E aumentar o consumo de fibras e praticar exercícios.

Clique aqui e leia esta matéria: Tabagismo e diabetes: uma combinação de risco

Obesidade

Homem obeso

É uma doença caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. A obesidade pode ser provocada por diversos fatores. Dentre eles, a redução do gasto energético e a ingestão excessiva de calorias. Assim como no caso da Diabetes, é importante promover uma reeducação alimentar total e fazer atividades físicas. A alimentação também deve ser elaborada por um profissional de nutrição.

Hipertensão

Fator de risco para doenças cardiovasculares, a hipertensão é o aumento da pressão arterial. Para prevenir o seu aparecimento, é importante reduzir o consumo de sal de cozinha e alimentos ricos em sódio, como os industrializados. Praticar atividades físicas também é importante.

Em conclusão, praticar exercícios físicos moderados e ter uma alimentação equilibrada ajudam a prevenir uma série de doenças. Agende já uma consulta com um nutricionista no nosso Serviço Saúde a partir de R$ 40.