Nutrição: mercado em expansão e oportunidades de carreira

Nutrição: mercado em expansão e oportunidades de carreira

Existem cerca de 132 mil nutricionistas no Brasil e área de atuação vai muito além da nutrição clínica

Com o crescente aumento da preocupação da população com perda de peso e melhora na saúde, a carreira de nutricionista vem ganhando mais relevância nos últimos anos. De acordo com o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), hoje atuam no Brasil quase 132 mil profissionais desta área. Como base de comparação, há dez anos os profissionais dessa carreira eram 56 mil aproximadamente.

O profissional de Nutrição se dedica à promoção, recuperação e manutenção da saúde por meio da alimentação. Entre suas atividades, estão a elaboração de diagnósticos, prescrição de dietas e suplementos nutricionais. Além do controle de qualidade de alimentos e avaliação de produtos. O nutricionista pode optar por trabalhar em áreas como nutrição clínica, nutrição esportiva, indústria alimentícia, entre outras.

Clique aqui para ler esta matéria: Anvisa determina recolhimento de lotes de frango da BRF

Para exercer a carreira de nutricionista, é necessário ter o diploma de bacharel em Nutrição em instituição reconhecida pelo MEC. E obter o registro profissional no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN). O curso tem duração de quatro anos e o estudante aprende Anatomia, Fisiologia e Bioquímica, além de disciplinas específicas ligadas à Nutrição, como Dietética, Avaliação Nutricional e Composição de Alimentos, entre outras disciplinas. A pós-graduação também é praticamente uma obrigação nessa área – 73% dos nutricionistas são pós-graduados.

Salário varia

O piso salarial dos nutricionistas varia de estado para estado. De forma geral, o salário inicial desse profissional gira entre R$ 2 mil e R$ 3 mil, de acordo com informações da Universidade Anhanguera. No entanto, o nutricionista não recebe necessariamente um salário fixo, podendo atuar como autônomo e empreender sua própria clínica ou consultório.

A profissão de nutricionista é dominada por mulheres – 94,1% dos profissionais são mulheres, conforme pesquisa da do CFN. E a maior parte dos profissionais atua nas áreas de alimentação clínica e nutrição clínica. Essas duas áreas de atuação representam mais de 60% do mercado.

Há uma percepção geral de que o mercado de Nutrição está saturado. No entanto, com uma população de aproximadamente 207 milhões de pessoas, ainda parece haver bastante espaço para inserção nessa área de atuação.

Gostou de saber mais sobre a carreira de nutricionista? Continue no blog MinhaSaúde para mais temas sobre alimentação e bem-estar. Acesse o site da PROTESTE e conheça nossos serviços.