Como pesquisar sintomas na internet de forma segura

Como pesquisar sintomas na internet de forma segura

Se você é um daqueles que não resiste e sempre busca informações sobre possíveis doenças, fique atento e seja cauteloso

Pesquisar sintomas na internet se tornou uma prática muito comum para a maioria das pessoas. No entanto, é preciso saber filtrar as informações e utilizá-las de uma forma eficiente. Sob o risco de entrar em pânico ou duvidar do próprio médico. Se você é um daqueles que não resiste e sempre busca informações sobre possíveis doenças, fique atento e seja cauteloso.

Ao pesquisar sintomas na internet, verifique suas fontes

A internet contém muitas informações equivocadas. Por isso, é primordial verificar se o site que você está vendo é confiável. Procure fontes credenciadas, que sejam vinculadas a departamentos de saúde, como secretarias de saúde e fontes relacionadas à Organização Mundial da Saúde.

Se encontrar informações que sugerem algo assustador, não entre em pânico. Não crie hipóteses sobre doenças, independente do que você acha que descobriu sobre seus sintomas e possíveis diagnósticos. Concentre-se no objetivo: entender o que você está sentindo, reunir as informações corretas e ter uma discussão mais informada com o seu médico de família. Deixe que eles se encarregem do diagnóstico.

Compartilhe os sintomas com o médico

Após realizar sua busca, compartilhe com seu médico os resultados e peça ajuda. Além disso, informe corretamente sobre tudo que está sentindo. Você é o único que sabe exatamente o que está sentindo. Portanto, lembre-se de listar detalhadamente todos os sintomas, como dor de cabeça, indigestão, tontura, etc. Seja claro e vá direto ao ponto. Caso o médico sinta a necessidade de investigar mais especificamente algum desses sintomas, ele fará mais perguntas.

Entenda que uma pesquisa on-line não lhe trará melhores informações do que seu médico. Ela pode servir apenas como algo complementar. Ou seja, dados de diferentes fontes, que podem ajudar na interpretação do profissional. Somente ele saberá utilizá-las de maneira responsável e inteligente.

Lembre-se que você está no consultório do seu médico para se curar, não para desafiar os conhecimentos deles. Agora que você tem mais conhecimento sobre seus sintomas ou condição, pode esperar entender melhor a conversa. O respeito mútuo é importante, assim como a escuta.

Por isso é que é importante sempre ir ao médico quando sentir algum sintoma. Para ajudá-lo nessa, nós da PROTESTE fornecemos um serviço de agendamento de consultas e exames online. Com pagamento no cartão de crédito e muita comodidade.