Conheça alguns dos pratos típicos da Colômbia e delicie-se

Conheça alguns dos pratos típicos da Colômbia e delicie-se

Os pratos típicos da Colômbia são admirados no mundo inteiro, repletos de sabores originados dos povos andinos com tradição e história, conheça alguns

Conhecida pela sua rica cultura e belezas naturais, a Colômbia também se destaca pela culinária. Os pratos típicos da Colômbia são repletos de sabores originados dos povos andinos com tradição e história. Além disso, são muito apreciados pela alta gastronomia em todo o mundo.

Quer saber mais? Confira alguns pratos típicos da Colômbia, listados pelo blog Tudo Gostoso:

Arepas

As arepas são parecidas com panquecas, feitas com massa de milho. Elas estão presentes em todo território colombiano e são consumidas tanto na hora do café da manhã, recheadas ou não, como prato principal, acompanhamento ou lanche.

Tamales

Os tamales são os primos colombianos da pamonha brasileira. São feitos com massa de filho, salgados e enrolados em folha de bananeira. Assim como as arepas, podem ser consumidos em qualquer momento do dia. Além disso, são consumidos com vários recheios, sendo os mais comuns queijo e carnes bem temperadas.

Patacones

Os patacones são pedacinhos de banana-da-terra fritos bem crocantes, em forma de cestinha. Normalmente são servidos com queijos, guacamole, vinagrete ou qualquer outro tipo de recheio. Simples e prático, é um prato supertradicional, servido como aperitivo ou petisco.

Ajiaco


Ajiaco é uma sopa típica, natural de Bogotá, e que é perfeito para os dias frios. É uma sopa feita à base de milho, batatas, frango, creme de leite, cebola, alho e alcaparras, sendo servida com arroz e abacate. Esse prato carrega os sabores típicos dos povos andinos e proporciona bem-estar e saciedade para quem a consome.

Arroz de coco é um dos principais pratos típicos da Colômbia

Feito com leite de coco, raspas de coco, passas e um pouco de açúcar mascavo, o arroz de coco é um acompanhamento obrigatório nas belíssimas cidades do litoral colombiano. Normalmente acompanhando de peixes e saladas, esse prato é delicioso e refrescante, perfeito para curtir um dia na praia.

Lechona

Outro prato típico da culinária da Colômbia é a lechona. Trata-se de um pernil assado recheado com arroz, cebola, ervilha, vegetais e muito tempero. Pode ser um prato que assuste os turistas desavisados, por se tratar de uma leitoa inteira assada e recheada, mas é um prato muito tradicional e festivo da culinária colombiana. Costuma-se servi-lo com arepas, vinagrete de abacate ou guacamole.

Bandeja paisa

A bandeja paisa é equivalente ao que chamamos de prato feito, que reúne o melhor da culinária da Colômbia. É servido com ovo frito, arroz, arepas, pantacones, linguiças diversas, feijão, abacate e torresmo.

Arequipe

O arequipe equivale ao nosso doce de leite, sendo muito consumido pelos colombianos e procurado pelos turistas. Ele acompanha diversas sobremesas e também pode ser consumido puro. Outra forma de comer é junto com sorvete ou com café: uma combinação divina!

Além dos pratos típicos da Colômbia, as bebidas também se destacam, veja algumas delas:

Limonada de coco

limonada de coco

Essa é uma bebida refrescante e perfeita para os dias de calor. Costuma ser muito consumida nas praias. Como o nome sugere, a limonada de coco é um suco feito com limão, leite de coco, açúcar, água e bastante gelo. O ideal é bater o limão com a casca, para ficar ainda mais saboroso. Quando batida, forma uma espuma deliciosa, deixando a bebida encorpada.

Café

A Colômbia é um dos maiores produtores de café do mundo. O país produz café de altíssima qualidade, que é consumido e adorado no mundo inteiro. Sendo assim, a bebida faz parte do cotidiano dos colombianos e está presente nessa culinária de várias formas. O café é servido de muitos jeitos no País, e pode ser encontrado como bala, sorvete, com chocolate e muitas outras opções.

Conheça nosso comparador exclusivo com as principais marcas de café!