Conheça o tratamento da caxumba e como prevenir

Conheça o tratamento da caxumba e como prevenir

A caxumba é uma doença benigna, mas pode acontecer algumas complicações

A caxumba, também chamada de papeira ou parotidite,é uma doença provocada por um vírus da família paramyxovirus. É caracterizada principalmente pelo inchaço das glândulas que produzem saliva, que ficam nas laterais do pescoço e abaixo da mandíbula. A doença geralmente é benigna, mas pode haver complicações.

Como ocorre a transmissão

Altamente contagioso, o vírus da caxumba, é transmitido por contato direto com gotículas de saliva ou perdigotos (ao falar, tossir ou espirrar) de pessoas infectadas, a partir de dois dias antes até nove dias depois do aparecimento dos sintomas. Costumam ocorrer surtos da doença no inverno e na primavera, e as crianças são as mais atingidas.

Sintomas da caxumba

A doença tem um período de duas a três semanas entre o contágio e o aparecimento dos primeiros sinais que são: febre, calafrios, dores de cabeça, musculares e ao mastigar ou engolir, além de fraqueza.

Os sintomas mais característicos da doença são o inchaço e dor nas laterais do pescoço, logo abaixo do maxilar. Isso porque o vírus da caxumba provoca inflamação nas glândulas responsáveis pela produção de saliva, que ficam na região. Essas glândulas são as parótidas, as submandibulares e as sublinguais.

Complicações podem ocorrer

Apesar de raras, as complicações que podem ocorrer são: meningite (rigidez na nuca, dor de cabeça e prostração), orquite (inflamação dos testículos) e ooforite (inflamações dos ovários), que pode resultar em esterilidade.

A caxumba também pode levar à surdez, embora os casos sejam muito raros. Vale lembrar que as complicações da doença exigem assistência médica imediata.

Diagnóstico

O diagnóstico é basicamente clínico. Entretanto, há exames de sangue que ajudam identificar a presença de anticorpos contra o vírus da caxumba. Eles devem ser realizados quando for necessário estabelecer o diagnóstico de certeza.

Tratamento

Não há remédios específicos para a caxumba. O tratamento basicamente consiste emaliviar os sintomas de dor e mal estar com analgésicos e antitérmicos. Permanecer em repouso enquanto durar a infecção também é importante.

vacina-caxumba

Prevenção

A prevenção contra a caxumba é simples: vacinação!

A imunização correta pode evitar essa doença. Primeira dose da tríplice viral deve ser ministrada aos 12 meses de idade. Aos 15 meses, uma dose da vacina tetraviral(sarampo, caxumba, rubéola e varicela), que corresponde à segunda dose da vacina tríplice e uma dose da varicela (catapora).

Caso haja atraso na vacinação, crianças até quatro anos de idade ainda poderão receber a vacina com o componente varicela. A partir de cinco até os 29 anos de idade, deverão ser administradas duas doses com a vacina tríplice viral. Pessoas de 30 a 49 anos de idade devem receber uma dose.

Quem já tomou as duas doses da vacina não precisa se imunizar de novo ao longo da vida. São raros os casos de reinfecção pelo vírus da caxumba. Em geral, uma vez infectada, a pessoa adquire imunidade contra a doença.

Apesar de uma terceira dose não ser recomendação expressa dos especialistas, quem não tem certeza se foi vacinado duas vezes, pode tomar por precaução. Só é possível ter certeza com o registro na carteira de vacinação.

Cuidados

Caso uma pessoa seja afetada, ela não deve comparecer à escola ou ao trabalho durante nove dias após início da doença. É preciso, ainda, desinfetar os objetoscontaminados com secreções do nariz, da boca e da garganta do doente.

Recomendações

• Não se automedique, nem medique a criança antes de consultar um médico e ter o diagnóstico de certeza de caxumba, doença também conhecida como parotidite infecciosa ou papeira;
• Mantenha o doente em repouso até que tenham desaparecido os sintomas;
• Ofereça-lhe alimentos líquidos ou pastosos, que são mais fáceis de engolir;
• Lembre-se: adultos que não foram vacinados ou não tiveram a doença podem ser infectados pelo vírus da caxumba e por isso devem ser vacinados;
• Atenção mulheres que nunca tiveram caxumba, nem tomaram a vacina: procurem um posto para serem vacinadas antes de engravidar. Na gestação, a doença pode provocar abortamento.

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE!