Conheça os wearables e como eles funcionam

Conheça os wearables e como eles funcionam

Wearables são dispositivos utilizados para rastreio de informações do corpo em tempo real e podem ser usados de forma confortável

Wearables são equipamentos eletrônicos ou dispositivos utilizados para rastreio de informação em base de tempo real, que podem ser usados de forma confortável no corpo. Eles são utilizados para monitorar a saúde e bem-estar de pacientes médicos e esportistas. Mas você sabe como os wearables funcionam?

Esses dispositivos têm sensores de movimento que consideram o tempo de atividade realizada pelo usuário e sincronizam com celulares ou computadores. Mesmo antes que a tecnologia wearable adentrasse o mercado do consumidor, estes dispositivos já eram usados no setor médico das forças militares.

Dispositivos como Wearable Motherboards ou Smart Shirts são usados para monitorar a saúde e bem-estar dos pacientes e enviar informação de volta para a estação hub em tempo real. Veja o guia que o portal Hora do Treino criou.

Conheça os diferentes tipos de wearables e como eles funcionam

Smartwatches

O dispositivo wearable é especialmente desenvolvido para quem pratica esportes como corrida ciclismo, natação, entre outros. Estes dispositivos contêm GPS e gravam as informações sobre o ritmo do usuário, taxa cardíaca, queima de calorias e demais itens.

smartwatches são um dos wearables mais utilizados

Fitness Tracker

Nesse caso, a tecnologia ajuda a manter rastreio do número de passos que o usuário dá diariamente. Além disso, monitora continuamente a taxa cardíaca. Usando esta informação, o dispositivo é capaz de calcular e relatar informações precisas sobre queima calórica e exercício feito pelo usuário.

Roupa Inteligente

Os dispositivos eletrônicos inteligentes são incorporados nas roupas wearables. As famosas camisetas ou top usados pelos atletas possuem vários sensores capazes de conferir os batimentos cardíacos, temperatura, velocidade de deslocamento, altitude, percurso, dentre outros.

Implantáveis

Estes eletrônicos wearables são cirurgicamente implantados sob a pele. Estes são geralmente usados por razões médicas como rastreamento de contraceptivos, níveis de insulina, entre outros casos.

Importância da tecnologia wearable

No esporte, o principal objetivo é analisar o desempenho do atleta. Por meio de monitoramento dos dados é possível avaliar a performance e intensidade. Desse modo, é possível planejar melhor a periodização do treino do atleta.

Na saúde, a tecnologia oferece aos médicos mais informações sobre a respostas dos organismos dos pacientes diariamente. Dessa forma, facilita a identificação de patologias. Além disso, auxilia a segurança dos idosos, já que pode identificar quedas. Assim, consegue solicitar ajuda automaticamente.