Cuidado para seus olhos: Hertz Farmacêutica tem solução para lentes de contato testada e aprovada pela Proteste

Cuidado para seus olhos: Hertz Farmacêutica tem solução para lentes de contato testada e aprovada pela Proteste

Ultrasept Sentitive se destaca por apresentar clareza nas informações e ter composição confiável que higieniza e protege bem as lentes

Os olhos são sem dúvidas uma das partes mais sensíveis e delicadas do nosso corpo e por conta disso o cuidado com eles deve ser constante. Afinal, a visão presta um importante papel nas nossas vidas e a saúde das nossas retinas é essencial para uma boa qualidade de vida.

A saúde dos olhos é um desafio ainda maior para aqueles que já sofrem com algum tipo de problema de visão e, portanto, já usam óculos ou lentes de contato. Esse segundo, inclusive, por mais que esteja consolidado no mercado, ainda é um produto que gera receios e dúvidas em muitos consumidores.

Pensando em ajudar os consumidores que buscam uma solução segura para a higienização e conservação de suas lentes, a Proteste testou o Ultrasept Sensitive, da Hertz Farmacêutica.

O objetivo foi avaliar a rotulagem, segurança microbiológica e parâmetros físico-químicos do Ultrasept Sensitive, uma solução multiuso estéril, com ácido hialurônico, indicada para limpeza, desinfecção, enxágue, lubrificação e conservação diária de lentes de contato gelatinosas (hidrofílicas) e de silicone hidrogel. O produto se destacou e conquistou o selo de Testado e Aprovado.

Os resultados do teste você confere a seguir!

Por que se deve usar solução para lentes de contato?

Como você já deve saber, as lentes de contato são produtos extremamente frágeis e delicados, que precisam de muito cuidado tanto no seu uso quanto na hora de guardá-las e mantê-las conservadas.
Por isso, é preciso destacar a importância de limpá-las e cuidar adequadamente para estarem sempre em perfeitas condições por mais tempo e, assim, não oferecer riscos aos seus olhos. É aí que entra a solução para lentes de contato, um produto essencial para realizar essa manutenção.

Se você usa ou já usou lentes de contato na sua vida, provavelmente já reparou que elas ficam normalmente embebidas em um líquido transparente dentro do recipiente. Essa solução, está lá, principalmente, para limpar e desinfetar as lentes de contato após o uso ao longo de todo o dia.
Afinal, como destacado anteriormente, a higiene correta das lentes de contato é a principal forma de evitar infecções oculares e conseguir uma hidratação correta, necessária para usá-las com mais conforto e por mais tempo.

O consumidor deve saber que toda vez que limpar e armazenar suas lentes, ele deve fazê-lo com um líquido novo. Dessa forma, você deve sempre esvaziar o estojo e enchê-lo novamente.

Além disso, em hipótese nenhuma utilize água para limpar as lentes, pois isso aumenta o risco de infecções oculares pelos microrganismos presentes no líquido.

Como testamos a solução para lentes

A Proteste adquiriu de forma anônima o Ultrasept Sensitive em kit com dois frascos de volumes diferentes (360mL e 120mL) e o levou a um laboratório acreditado pelo INMETRO para avaliação de diversos aspectos.
Além disso, as respectivas análises realizadas fazem parte de seu escopo de acreditação junto à ANVISA.
Entre os principais pontos avaliados, podemos destacar rotulagem, segurança microbiológica e parâmetros físico-químicos, todos aspectos de extrema importância para o consumidor na hora de decidir sobre sua compra.

Rotulagem

A rotulagem, por exemplo, auxilia com transcendência e clareza ao consumidor sobre a composição e fabricação do produto, questões de extrema importância quando avaliamos um produto médico.
O Ultrasept Sensitive se saiu bem nesse quesito, correspondendo no que diz respeito a presença das informações obrigatórias no rótulo. Ademais, também apresentou de forma clara as instruções de uso das lentes, mais um ponto importante a se destacar.

Segurança microbiológica

Para validar a segurança do produto foram avaliados uma série de quesitos importantes, como teste de esterilidade e teste de eficácia antimicrobiana, analisando a capacidade do produto de lidar e combater a presença de microrganismos.

No caso do Ultrasept, ele passou em ambos os testes, cumpriu com os requisitos de esterilidade conforme os parâmetros microbiológicos estabelecidos e também apresentou poder bactericida e poder fungistático frente aos microrganismos testados, dentro das condições recomendadas.
Ponto importante para a saúde dos olhos dos consumidores.

Análise físico-química

Para esse tópico, foram analisados os seguintes parâmetros: Teste de Determinação de Volume e Teste de Determinação de pH. Adicionalmente foi realizada a análise observacional de aspecto da solução, que se mostrou límpida e isenta de partículas visíveis.

O pH da lágrima normalmente é cerca de 7,4, mas varia. O consumidor deve saber que para o máximo conforto, uma solução oftálmica deve ter o mesmo pH da lágrima, o que nem sempre é possível do ponto de vista farmacotécnico. A solução para lentes de contato Ultrasept Sensitive informa ter pH compatível com a lágrima, o que de fato foi observado em laboratório.

O Ultrasept também foi aprovado em ambos os aspectos avaliados, entregando o que promete sua embalagem.

“A solução Ultrasept Sensitive se destacou positivamente por seu resultado satisfatório em todos os parâmetros avaliados, cumprindo, por exemplo, com requisitos de esterilidade e eficácia antimicrobiana, que são muito importantes para esta categoria de produto, demonstrando segurança para o consumidor. Além de orientar adequadamente sobre o uso correto, características e composição do produto, através de sua rotulagem e instruções de uso, o que também é fundamental para um consumo seguro” – afirma Adrielle Rodrigues, especialista responsável pelo teste.

Como o selo Proteste ajuda o consumidor

Quando falamos em produtos farmacêuticos, é muito importante que o consumidor sempre busque a orientação de um profissional e realize bastante pesquisas antes da compra.
No caso das soluções para lentes de contato, por exemplo, é importante ter certeza de que seguem as normas impostas pelos órgãos controladores para não colocar em risco a saúde dos olhos de quem as utiliza.

Nestes casos, o trabalho da Proteste é atuar garantindo que os produtos respeitem essas normas, além de verificar a integridade das informações apresentadas nos rótulos, que devem sempre condizer com a verdadeira composição entregue nos pontos de venda.

Sendo assim, a clareza dessas informações é essencial para que o consumidor tenha uma experiência segura e saudável após a compra. Possibilitando que adote o uso do fluido para suas lentes de forma diária sem maiores riscos e com a segurança de estar adquirindo um produto de qualidade.
Portar o selo de Testado e Aprovado, é sem dúvidas, uma grande conquista para a Hertz, tendo os méritos do seu produto devidamente reconhecidos e expostos para os consumidores.

“Temos muito orgulho por Ultrasept Sensitive ser a única marca dessa categoria aprovada com o selo da Proteste. Nós entendemos a responsabilidade de cuidar da saúde e, por isso, é de extrema importância ter a qualidade comprovada pela maior associação de consumidores da América Latina. Nossa busca constante pela excelência, em cada detalhe, nos levou a conquistar a confiança de nossos consumidores que fizeram com que a marca fosse a que mais cresceu no segmento no último ano”. Karla Vilar, Diretora de Marketing da Hertz

Cuide da sua saúde com a ajuda da PROTESTE

No blog MinhaSaúde, você encontra testes e conteúdos da PROTESTE que te ajudam a cuidar da sua saúde com consciência e responsabilidade. Visite agora para saber ainda mais sobre os hábitos saudáveis e como eles podem melhorar sua qualidade de vida.

No nosso canal Reclame, você também pode enviar sua reclamação caso tenha qualquer problema na compra de produtos ou contratação de serviços. A plataforma foi desenvolvida exclusivamente para colaborar positivamente nas relações de consumo. A sua mensagem é encaminhada para a empresa, e buscaremos juntos uma solução.

Nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor, basta acessar o site ou ligar para 4020-7753. Para outros assuntos como tecnologia e Direito do Consumidor, visite nosso hubs ConectaJá e SeuDireito.