Buscar

MinhaSaúde - Radarproteste

Alterar Contraste Alterar Tamanho da Fonte Acesse o nosso perfil no Facebook Acesse o nosso perfil no Instagram Acesse a nossa conta do X Acesse o nosso perfil no YouTube Acesso o nosso perfil no LinkedIn

Dor no joelho: como prevenir e tratar essa condição

Você já ouviu falar em condromalacia patelar? Se não, saiba que esse é o nome dado àquela dor interna ou incômodo no joelho que aparecem quando você pratica exercícios, como correr, subir escadas ou fazer agachamentos. Esse problema é causado pelo amolecimento da cartilagem localizada entre o fêmur e a patela. Isso pode ocorrer devido a um desvio patelar, a um desequilíbrio muscular, algum movimento excessivo ou trauma.

O osso patelar desalinha e começa a fazer um novo “trajeto” o que provoca o amolecimento da cartilagem. A cartilagem nessa região tem a função de não permitir atrito entre os ossos. Porém, como a cartilagem tem poucos vasos (o que dificulta sua regeneração) e não é inervada, não há dor quando começa seu desgaste.

Por isso, geralmente a dor só é percebida quando a cartilagem amolecer (primeira fase da síndrome) e com um possível aparecimento de edema.

Como prevenir a dor no joelho

Para prevenir e ajudar no tratamento para condromalacia patelar é preciso:

prevenir a dor no joelho

Como é o tratamento da condromalacia patelar?

O tratamento deve ser realizado com um profissional, por isso, o primeiro passo é procurar um médico. Ele diagnosticará o nível da síndrome e dará as orientações necessárias. Normalmente, o tratamento para condromalacia é o treino. Se o grau da lesão evoluir, o tratamento passar a ser cirúrgico e a dor de cabeça só aumenta. Algumas dicas para lhe ajudar na recuperação:

A PROTESTE oferece o Serviço Saúde em que você só paga quando usa. Agende consultas e exames em todo o Brasil sem sair de casa e por um preço acessível.