Escola do Consumo – Desafio dos Alimentos

Escola do Consumo – Desafio dos Alimentos

Comer bem e gastar pouco: 3 receitas com brócolis para você diversificar seu cardápio

Se dedicar à cozinha é algo que muitas pessoas não gostam de fazer, o que acaba gerando muitos obstáculos quando buscamos criar uma rotina alimentar saudável. O grande problema vem da ideia de que para se alimentar bem é preciso gastar uma fortuna em ingredientes e preparar receitas complexas e caras, mas na verdade não é nada disso.

Quando falamos de alimentação saudável logo pensamos em legumes e verduras. Estes ingredientes naturais são ótimas escolhas, pois podem ser encontrados a preços mais acessíveis, além de serem extremamente versáteis para o preparo de receitas diferentes.

Planejar um cardápio semanal bem estruturado e com refeições completas é um dos grandes passos para equilibrar sua alimentação e torná-la aliada da sua saúde.

Imagine como será vantajoso poder pensar e preparar todo esse cardápio sozinho e sem dificuldades, tendo a liberdade de escolher seus ingredientes preferidos e de trazer praticidade e economia à sua rotina alimentar.

Busque conhecimento para se tornar independente na cozinha

Para se sair bem nesse tipo de tarefa é preciso prática e conhecimento na cozinha, algo que pode ser conquistado com algumas dicas e indicações de receitas. A PROTESTE, pensando em atender às dificuldades do consumidor na hora de organizar sua alimentação, montou o curso de Aproveitamento Integral dos Alimentos dentro da Escola do Consumo.

Nele, nossos especialistas ensinam de forma gratuita como ser um consumidor mais consciente e organizado quando o assunto é alimentação. O conteúdo do curso envolve aulas teóricas para te ajudar a entender a importância da alimentação saudável, além de contar com conteúdos práticos que te ensinam sobre os rótulos dos produtos e como montar sua lista de compras.

Como o próprio nome do curso sugere, um de seus principais objetivos é conscientizar sobre o aproveitamento máximo dos alimentos e de como aplicar este conhecimento para fazer escolhas mais conscientes e econômicas na hora de comprar e preparar os alimentos.

Com isso em mente, vamos compartilhar aqui algumas receitas inspiradas nas aulas do curso e vamos usar um mesmo ingrediente para preparar 3 pratos completamente diferentes e te mostrar na prática como é possível. Preparado?

3 receitas diferentes, um só ingrediente: o brócolis

Escolhemos o brócolis para como ingrediente principal porque além de nutritivo e saboroso ele é um alimento muito versátil, podendo ser aproveitado integralmente, para preparar pratos completamente diferentes e façam parte de várias refeições ao longo do dia.

Selecionamos 3 receitas: uma deliciosa para compartilhar no almoço em família ou com amigos, uma para o lanche e outra como complemento para uma refeição no jantar. Legal né? Então pegue seu caderninho e anote tudo a partir de agora!

1. Receita de bolinho de brócolis assado
Tempo de preparo: 40min Rendimento: 12 bolinhos pequenos

Ingredientes:
● cerca de 1 xícara e 1\4 de talos de brócolis
● água para o cozimento
● azeite para untar
● 1 ovo 50 gramas
● 1 boa pitada de pimenta do reino
● 1/2 colher (sopa) de salsinha picadinha
● 1/2 colher (sopa) de cebolinha picadinha
● 1/4 xícara (chá) de farinha de rosca 32 gramas
● 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado 25 gramas
● 1/2 colher (chá) de sal
● 1 colher (chá) de orégano
● 100 gramas de mussarela ralada ou outro queijo que quiser

Modo de preparo:
Pique ou triture os talos cozidos em pequenos pedaços. Em seguida, em uma tigela, coloque os pedaços de talos, e adicione todos os demais ingredientes. Misture bem até obter uma massa homogênea. A dica para saber o ponto ideal é quando ela começar a soltar das mãos!
Com a massa pronta, pegue pequenas porções dela e, usando as mãos, molde em formato de bolinhas de tamanhos semelhantes. Depois, unte uma assadeira com azeite (óleo ou margarina) e farinha de rosca e distribua as bolinhas na superfície, sempre com espaço entre elas.
Leve para assar em forno convencional a 180 graus, por cerca de 15 a 20 minutos, ou até dourar. Se preferir, os bolinhos também podem ser assados em fritadeira sem óleo, por aproximadamente 15 minutos, conforme a potência.
Eles saem sequinhos e deliciosos, é só saborear!

2. Receita de caldo verde de brócolis
Tempo de preparo: 40 min Rendimento: 5 porções
Ingredientes:
● 8 batatas médias
● 1 brócolis médio
● azeite
● alho a gosto
● sal e temperos a gosto (pimenta do reino, orégano)
● 1 peito de frango em cubos
● 1 cebola picada

Modo de preparo:
Primeiro, coloque as batatas descascadas para cozinhar com água até ficarem macias. Grelhe o frango junto com a cebola e o alho com um fio de azeite.
Deixe dourar bem e adicione o brócolis cru picado e refogue junto com o resto que já estava na panela. Nesse momento, adicione um pouco de água para ajudar no cozimento do brócolis.
Em seguida, bata as batatas cozidas no liquidificador, com um pouco da água do cozimento, até obter uma mistura cremosa e homogênea. Adicione ao caldo, uma parte do brócolis cozido e bata mais um pouco no liquidificador.
Por fim, misture esse caldo no refogado, adicione sal e outros temperos a gosto. Pronto, você tem um caldo super leve, mas saboroso, e que cai perfeitamente bem na hora do jantar. Maravilhoso!

3. Farofa de folhas de brócolis
Tempo de preparo: 15 min Rendimento: 3 porções
Ingredientes:
● talos e folhas de 1 maço de brócolis
● meia cebola picada
● 2 dentes de alho picados ou amassados
● azeite
● 3/4 de xícara de farofa pronta

Modo de preparo:
Para começar, pique a cebola e o alho e doure com azeite em uma frigideira ampla. Em seguida, adicione os talos e folhas bem picados aos demais ingredientes e refogue para pegar bastante o gosto. Adicione sal e temperos a gosto.
Depois, adicione cerca de 1\2 xícara de água e aguarde o cozimento. Logo após isso é só incorporar a farofa pronta, misturando bem para deixá-la bem homogênea. Agora é só desligar o fogo e servir em seguida!
Essa farofa é super simples e rápida de fazer e vai bem em vários pratos. Não tem mais desculpa para não usar aquele resto de brócolis que sobrou das outras receitas!
E aí, o que achou? Depois desse conteúdo você além de entender melhor o conceito de aproveitamento de alimentos e sua importância, você pode conhecer três receitas super legais e saborosas explorando esse conceito.
Para saber ainda mais e descobrir novas receitas, basta se matricular de graça na Escola do Consumo em: https://escoladoconsumo.com.br. Te esperamos lá!

Quer saber como empreender na área de alimentos?

Quero ler o E-book arrow_right_alt