Fake news? Saiba como ter respostas seguras sobre saúde

Fake news? Saiba como ter respostas seguras sobre saúde

Iniciativa do Ministério da Saúde ajuda a desmentir através do WhatsApp notícias falsas espalhadas pelas redes sociais

O Ministério da Saúde oferece um serviço de combate às notícias falsas, conhecidas como fake news, através do Whatsapp. Lançado em agosto de 2018, o objetivo do serviço é ser um canal aberto e direto com a população para ajudar a desmentir notícias falsas. Ou seja, o serviço evita informações erradas sejam disseminadas e acabem prejudicando a saúde dos brasileiros.

Como funciona?

Recebeu uma mensagem ou leu alguma notícia em redes sociais que seja duvidosa? Primeiramente,envie para o número (61) 99289-4640. Em seguida, as áreas técnicas do Ministério da Saúde são acionadas e você receberá uma resposta oficial.  Assim, a mensagem vai informar se os dados são verdadeiros ou falsos.

Desde o lançamento, o serviço recebeu mais de 3.860 mensagens sobre diversos temas. Sendo mais de 820 fake news.

As notícias enviadas para o WhatsApp do Ministério da Saúde também estão disponíveis no Portal da Saúde. Todas as dúvidas analisadas são publicadas com as respectivas respostas. Qualquer pessoa pode pesquisar sobre temas que costumam viralizar nas redes sociais.

O serviço da pasta chegou a ser notícia no Fantástico no início de dezembro. O médico Dráuzio Varella ajudou a desmentir algumas fake news relacionadas à saúde recebidas no canal. Como supostas propriedades milagrosas de alimentos no combate ao câncer, como a água de coco quente e graviola, além dos mitos sobre vacinação.