Health techs: o que são e quais são as perspectivas

Health techs: o que são e quais são as perspectivas

Propostas inovadores e disruptivas na área de saúde estão crescendo exponencialmente e trazem uma revolução para esse segmento

Em resposta às deficiências na área de saúde, estão surgindo empresas com propostas inovadoras para esse segmento. São as chamadas health techs. Enquanto isso, o volume de investimentos na área de health tech no contexto mundial aumentou 90% entre os anos de 2010 e 2017. Os dados são do relatório de inteligência do Sistema de Inteligência Setorial do Sebrae-SC de fevereiro deste ano.

A revolução trazida pelas health techs engloba várias áreas da saúde e inclui soluções como produtos farmacêuticos, sistemas de organização utilizados na atenção médica, dispositivos que buscam identificar, controlar ou até mesmo resolver problemas de saúde, ou ainda melhorar a qualidade de vida, entre outros.

Segundo um relatório da KPMG, existem hoje 288 startups no Brasil focadas no segmento de health tech. Além disso, em 2017, o setor das health techs foi o segundo segmento da economia com o maior crescimento na América Latina, com um valor acumulado de 250% em relação ao ano anterior.

Perspectivas otimistas

Consequentemente, as perspectivas para o segmento são bastante otimistas. Além da carência na área de atenção básica de saúde, o poder de compra do brasileiro tem crescido. Sendo assim, há consumidores dispostos a pagar mais para usufruir serviços e tratamentos com maior qualidade na área da saúde.

A área de prevenção é uma das grandes apostas do setor. O segmento de tecnologias e serviços de saúde preventivos dominou o mercado das health techs em 2015. A estimativa é de que ele continue crescendo 12% até 2024. Naquele ano, deverá atingir um valor global de aproximadamente US$ 432,4 bilhões. Certamente, o Brasil deverá ser um dos principais mercados na América do Sul e com potencial de ser um dos principais do mundo.

Continue no blog MinhaSaúde para mais temas sobre bem-estar e saúde. Acesse o site da PROTESTE e conheça nossos serviços.