Máscara caseira: confira como produzir a sua
Desde o início de abril, o Ministério da Saúde passou a indicar a máscara caseira como uma estratégia eficaz para a proteção contra o coronavírus; saiba como fazer a sua!
Quando os primeiros casos da Covid-19 surgiram no país, o uso de máscara caseira foi contraindicado para a população geral. A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde alegavam, na ocasião, que a utilização irregular representava um risco, porque poderia expor a população ao coronavírus, especialmente no caso de contato com pessoas assintomáticas.
No entanto, no dia 1º de abril, com o agravamento da pandemia, o então ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, declarou que as máscaras alternativas são eficientes, desde que sejam confeccionadas de maneira adequada e usadas da forma correta. O próprio Ministério da Saúde divulgou uma Nota Técnica ensinando como fazer a máscara caseira. Inclusive diversos municípios determinaram a obrigatoriedade no uso do acessório.
A máscara caseira é eficiente?
Se for produzida e utilizada de maneira adequada, a máscara caseira se transforma em uma barreira física eficiente. Para tanto, é necessário seguir as recomendações:
- a máscara precisa ter, pelo menos, duas camadas de pano (que pode ser algodão, TNT, tricoline, entre outros). Você pode utilizar qualquer tecido que tiver em casa, como uma camiseta antiga;
- é necessário que ela cubra totalmente a boca e o nariz, permanecendo bem ajustada ao rosto (sem espaços nas laterais);
- o seu uso é individual, ou seja, ela não deve ser compartilhada com outras pessoas, mesmo que sejam membros da mesma família.
Quais os cuidados para manter a segurança?
Além de confeccionar a sua máscara de acordo com as especificações, é fundamental observar alguns cuidados para que realmente ela seja eficaz:
- enquanto estiver utilizando a máscara, evite tocá-la, principalmente na parte da frente;
- ao chegar em casa, antes de retirar a máscara, higienize as mãos. Depois, retire-a pelas laterais (elásticos), sem tocar no tecido de proteção;
- a higienização deve ser feita com a imersão da máscara em uma solução de água e água sanitária a 2 ou 2,5%, por cerca de 20 minutos. Depois disso, é preciso lavá-la. Só volte a utilizá-la depois de completamente seca;
- na rua, a máscara deve ser trocada a cada duas horas ou sempre que ficar úmida. Por essa razão, ao sair de casa, leve outra com você, acondicionada em uma embalagem limpa;
- não se esqueça de embalar a máscara usada adequadamente, em um saco plástico, para que não contamine outros objetos em sua bolsa (ou bolso).
Como fazer uma máscara caseira?
Como explicamos, é necessário usar um tecido grosso, com duas camadas, que realmente proporcione uma barreira física. A PROTESTE preparou um vídeo exclusivo, ensinando o passo a passo para fabricar a sua própria máscara caseira, confira a seguir.
https://www.instagram.com/p/B-u2sIxjSWN/
Além do uso da máscara, é essencial adotar outros cuidados de higiene e prevenção. Acompanhe todas as dicas na cobertura especial da PROTESTE e confira, também, quais são os seus direitos durante a pandemia.