Micoses: prevenir é a melhor maneira de lidar com o problema

Micoses: prevenir é a melhor maneira de lidar com o problema

Causadas por fungos, as micoses incomodam e não é nada fácil livrar-se delas; por isso, a prevenção é o melhor remédio

Causadas por fungos, as micoses incomodam e não é nada fácil livrar-se delas. Elas podem aparecer em várias partes do corpo, por exemplo, no couro cabeludo, na virilha ou entre os dedos dos pés. Além disso, o tratamento, bastante longo, exige persistência. Por isso, a melhor maneira de lidar com o problema é prevenindo.

Para saber como prevenir, é preciso entender primeiro como as micoses se formam. Quando expostos ao calor e à umidade, fungos presentes naquelas regiões do corpo encontram condições favoráveis de crescer de forma rápida, desencadeando o quadro. Portanto, quem fica muito tempo de biquíni ou calção molhado está mais propenso a ter micose na virilha.

Clique aqui e leia esta matéria: Psoríase pode influenciar em problemas no coração

Além disso, frequente em crianças em idade escolar, as micoses no couro cabeludo podem ser epidêmicas. Placas de cabelo picotados são suas principais características. Já as que aparecem nos dedos dos pés, são provocadas pelo contato com a água em ambientes contaminados, por exemplo, um banheiro de academia.

Embora incômodas, as tinhas (micoses) não são graves. Porém, elas precisam de cuidados. Se deixada de lado, a tinha na virilha tende a se alastrar pela região genital, enquanto a frieira pode levar a uma infecção bacteriana, principalmente em idosos, devido ao aparecimento de rachaduras na pele.

Como prevenir as micoses

  • Seque-se bem após o banho, incluindo virilhas e couro cabeludo.
  • Evite compartilhar toalhas, bonés e roupas íntimas com outras pessoas.
  • Evite andar descalço ambientes contaminados, como banheiros de academia.
  • Mantenha mãos e pele sempre limpas.
  • Tire logo o calção ou o biquíni após praia ou piscina.
  • Não use calçados de outras pessoas.
  • Para evitar o retorno da infecção, deve-se evitar a exposição ao calor.

Caso os sintomas apareçam, o tratamento é feito com medicamentos específicos. Além disso, como dito anteriormente, leva tempo e deve ser acompanhado por um médico. Agende uma consulta online pela PROTESTE.