Fuja dos radicais livres: castanha, pistache e até pimentão podem te deixar com a pele mais bonita

Fuja dos radicais livres: castanha, pistache e até pimentão podem te deixar com a pele mais bonita

Prática de exercícios físicos de forma intensa e contínua, pode produzir radicais livres que causam alterações das membranas celulares

Você já deve ter ouvido falar em radicais livres. Mas o que eles são e para que servem? Eles são produzidos da seguinte forma: no processo de respiração celular, o oxigênio é utilizado para produção energia. Durante esse processo, são liberados água, dióxido de carbono e catabólitos (resíduos do metabolismo para produção de energia).

Os radicais livres são moléculas instáveis. O que isso significa? Que falta um elétron em sua composição. Por isso, são altamente reativos. O problema é que sua ativação pode causar processos traumáticos nos tecidos. Apesar de ser resultado de uma reação metabólica do organismo, alguns fatores externos contribuem para a produção dessas moléculas. Alguns exemplos são o cigarro, bebidas, frituras, poluição, raio-x e até o estresse.

Radicais livres e o exercício físico

Além disso, a prática de exercícios físicos de forma intensa e contínua, podem produzir radicais livres que causam alterações das membranas celulares. Isto provoca uma lesão de fibras musculares, acompanhada por um processo inflamatório, o que conduz a uma redução da função muscular com a liberação de enzimas musculares e dor muscular.

radicais livres
A produção de radicais livres é uma sequela do aumento do consumo de oxigênio que ocorre com o exercício e guarda uma estreita relação com o dano muscular. Isso pode ocorrer tanto durante o exercício como durante o estado de repouso no período de recuperação.

Antioxidantes para combater

Para ajudar a reduzir os efeitos do estresse e da falta de oxigênio, os antioxidantes podem ajudar. Nesse caso, é necessário adotar uma dieta adequada em micronutrientes, contendo vitaminas, minerais e aminoácidos.

Alguns exemplos são as vitaminas A (beta-caroteno), encontrada na cenoura, brócolis, espinafre, caju e mamão; vitamina E (tocoferol), encontrada por exemplo na castanha do Pará, amendoim, amêndoa e pistache; vitamina C (ácido ascórbico), encontrada por exemplo na acerola, abacaxi, pimentão e repolho, junto com minerais como o zinco (Zn), atuam como agentes protetores antioxidantes.

Os tocoferóis e os beta-carotenos estão incluídos dentro dos antioxidantes que protegem a membrana celular diante dos radicais livres.

O exercício parece perturbar o equilíbrio do sistema defensivo antioxidante. Dessa forma, quando a quantidade de antioxidantes é comprometida, aumentam as chances ao dano muscular. Entretanto, o exercício regular de intensidade moderada auxilia a manter o sistema de defesa antioxidante. Ainda não está claro qual é a duração e a intensidade ideal de exercício que conduzem à máxima estimulação dessas enzimas.

Por isso, a recomendação é sempre manter uma dieta equilibrada e atividades regulares. Desse modo, seu organismo sempre estará sob vantagem contra os radicais livres.