O que é a peste bubônica e como ela é transmitida

O que é a peste bubônica e como ela é transmitida

Especialista explica o que é a peste bubônica, como é transmitida e como prevenir o seu aparecimento; último caso confirmado foi em 2005

A suspeita de um caso de peste bubônica numa paciente em São Gonçalo (RJ) gerou uma forte procura pelo assunto. Embora, ao fim, a Secretaria Municipal de Saúde do município tenha descartado o diagnóstico da doença, esse assunto sempre gera preocupação entre a população. Afinal, foi a peste bubônica, conhecida como peste negra, que dizimou um terço da população da Europa no século XVII.

A doença é causada pela bactéria Yersinia pestis e é de notificação compulsória, tal qual o HIV, febre amarela e sarampo. O último caso diagnosticado no Brasil havia sido em 2005, no Ceará. Para explicar o que é a doença, como é transmitida e sua prevenção, o MinhaSaúde conversou com o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, Sylvio Provenzano.

Sylvio Provenzano, presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ)

(Divulgação: ASCOM CREMERJ)

Qual é o real risco que a peste bubônica representa nos dias de hoje?

A peste bubônica é uma doença de notificação compulsória exatamente pelo risco de transmissão. Mas no momento não há rigorosamente nada que sinalize na direção de a doença voltar. De qualquer forma, o pessoal de São Gonçalo procedeu de forma adequada, isolando a paciente.

A peste é contagiosa?

A forma mais contagiosa é a peste pneumônica. É quando o bacilo fica nas vias aéreas superiores e facilita a transmissão de uma pessoa para outra. No caso da pessoa infectada, foi uma ferida que gerou uma secreção e na cultura da secreção foi identificada a bactéria que gera a peste. É menos infecciosa e é menos arriscada. Portanto não há porque temer um alastramento da doença.

Como a peste bubônica é contraída?

Ela é contraída pela picada da pulga que normalmente vive no camundongo.

Camundongo

(Crédito: 123RF)

Quais são os sintomas da peste bubônica?

Os principais sintomas são o aumento dos gânglios linfáticos, especialmente da região iguinal. Ou seja, aquelas ínguas da virilha. Além disso, provocam febre. As ínguas costumam ser muito dolorosas e soltam uma secreção. Nessa secreção, você consegue isolar a bactéria e fazer o diagnóstico

E o que fazer se os sintomas aparecerem?

A pessoa que suspeitar de algo deve procurar imediatamente um médico ou serviço de emergência. Diante de um quadro de tosse, febre alta, queda do estado geral, é recomendável fazer uma radiografia e exames adequados.

Clique aqui para ler esta matéria: Psoríase pode influenciar em problemas no coração

E se o diagnóstico não for feito adequadamente?

Em alguns casos, pode ocorrer o que chamamos de choque tóxico. Que evolui com uma condição que é a coagulação intravascular disseminada, que podem levar o paciente a óbito. A peste no século 17 dizimou um terço da população da Europa. Mas era uma situação totalmente diferente do que a gente vive hoje. Naquela época não existiam antibióticos, por exemplo.

Qual é o tratamento e quanto tempo dura?

O tratamento é feito com antibióticos, de baixo custo, que resolvem 100% dos casos. Geralmente, dura em torno de 10 dias.

Por que ela é de notificação compulsória?

Todas as doenças infecciosas em que há o risco de contágio de uma pessoa para a outra, o médico é obrigado a notificar o sistema de saúde para que medidas possam ser tomadas no sentido de reduzir a possibilidade de maior transmissão. Entre elas, tuberculose, HIV, febre amarela, rubéola, sarampo, etc.

Como prevenir a peste bubônica?

A prevenção se dá ao criar dificuldades para que os roedores se procriem. Por exemplo, ao evitar o acúmulo de lixo e usar repelentes para evitar mordida de pulgas.

É uma doença ligada a condições precárias de vida?

Sim, ela está diretamente ligada à falta de saneamento básico. E à falta de educação das pessoas de cuidar adequadamente do seu lixo doméstico. Isso favorece o aparecimento das ratazanas e com isso as pulgas dessas ratazanas que podem passar a doença.

A PROTESTE luta para que os brasileiros tenham acesso à saúde de qualidade no Brasil. A associação de defesa do consumidor tem uma parceria para oferecer uma plataforma online com acesso a diversos serviços de saúde, com descontos de até 70%. A parceria inclui consultas, exames e até mesmo um seguro internação.

Gostou do conteúdo? Continue no MinhaSaúde para mais materiais sobre saúde e bem-estar. Visite os blogs ConectaJá e SeuDireito para acompanhar as novidades sobre tecnologia e direitos do consumidor.