Pilhas: sem riscos no dia a dia

Pilhas: sem riscos no dia a dia

Fique por dentro de mitos e verdades sobre os produtos e saiba como utilizar as pilhas sem riscos, sem prejudicar a saúde ou comprometer o meio ambiente

Você sabe como usar as pilhas sem riscos na sua rotina? As pilhas fazem parte do dia a dia do consumidor – seja para o brinquedo ligar, seja para o controle funcionar, elas são essenciais. Pensando nisso, PROTESTE levou oito marcas de alcalinas ao laboratório para verificar a qualidade dos produtos oferecidos no mercado e apontar qual deles oferece o melhor custo-benefício para o consumidor.

Mas o teste traz outras resposta? Para quem fica em dúvida sobre qual tipo de pilha vale mais a pena levar para casa – alcalina ou comum – a avaliação está lá. Além de estar ciente sobre o modelo ideal para as suas necessidades e bolso informação que você encontra na revista PROTESTE de setembro (ed.  227) , nada melhor do que usar o produto de forma adequada para evitar acidentes e, até mesmo, preservar o meio ambiente.

Mas, afinal, pilhas explodem? Dá para recarregá-la no congelador? É necessário tirar a pilha do brinquedo que não está sendo utilizado? Para responder a essas, entre outras questões, a PROTESTE conversou com Victor Hugo Cardoso, químico industrial e pesquisador na área de corrosão e eletroquímica. Confira, abaixo, as explicações do especialista e fique por dentro do assunto.

Pilhas alcalinas duram mais do que as normais. Verdade

As alcalinas possuem hidróxido de potássio em sua composição, o que retarda o processo de deterioração da pilha. Com isso, é possível afirmar que elas têm maior durabilidade do que as comuns. Além disso, apresentam menor índice de vazamentos, já que as reações que tendem a ocorrer com a pilha fora de uso são amenizadas devido ao hidróxido de potássio.

As pilhas consomem energia com o aparelho desligado. Verdade

Algumas reações químicas e eletroquímicas podem ocorrer com os componentes da pilha mesmo com o aparelho desligado. Dessa forma, é possível que elas sejam consumidas, ainda que lentamente.

Pilhas explodem. Verdade

Isso pode acontecer caso elas sejam submetidas a situações adversas às condições ideais de uso. Tentar recarregar uma pilha não recarregável ou o aumento excessivo de temperatura são situações que tendem a levar ao estouro da pilha.

É possível recarregar a pilha no congelador. Mito

A diminuição da temperatura pode desobstruir a superfície dos eletrodos de possíveis bolhas formadas nas reações eletroquímicas da pilha, permitindo que ela seja usada por mais um curtíssimo período de tempo. Ou seja, a vida útil da pilha acaba sendo aumentada, mas por tempo ínfimo – algo em torno de dois minutos, por exemplo. E isso não é uma regra: pode acontecer ou não. Essa formação de bolhas é mais comum em pilhas ácidas. Com as alcalinas, é mais difícil ocorrer.

Dá para recarregar a pilha na água quente. Mito

A mesma situação ocorre nesse caso. O aumento da temperatura é capaz de deslocar o equilíbrio das reações dentro dela, o que pode permitir seu uso por um curto período. Entretanto, vale ressaltar que o recomendado é manter a pilha em temperatura ambiente, para evitar acidentes. Portanto, ela não deve ser colocada em ambientes quentes ou frios por causa de mais alguns possíveis pouquíssimos minutos de uso. Essas são atitudes que podem fazer a pilha vazar e trazer consequências negativas. Por isso, não são recomendadas.

Precisa retirar a pilha de um aparelho que não se usa sempre. Verdade

O ideal é retirar a pilha de objetos que não são muito utilizados, pois há o risco de vazamento.

Combinar uma pilha velha com um nova é uma boa ideia. Mito

Nesse caso, o produto não vai render mais. Pelo contrário – o efeito pode até ser contrário, ocasionando redução no rendimento da pilha. O ideal é trocar todas as pilhas por novas e, de preferência, que sejam da mesma marca e do mesmo tipo.

Existe um tipo de pilha ideal para cada produto. Verdade

Há pilhas com tensões, tamanhos e composições diferentes. Portanto, podem ser mais bem aproveitadas se utilizadas em diferentes produtos. A alcalina é ideal para equipamentos que necessitam de uma descarga mais rápida, como as lanternas. Já as comuns, por serem menos potentes que as alcalinas, são mais adequadas para aparelhos que não precisam de muita energia, como é o caso do relógio de parede.

Realizar a limpeza de uma pilha que vazou exige cuidados. Verdade

Pilhas possuem compostos tóxicos para o ser humano. São metais pesados, ácidos ou bases fortes que podem causar queimaduras e ferimentos. Daí a importância de, primeiramente, se proteger com luvas e óculos adequados. Para neutralizar o vazamento, umedeça uma haste flexível com vinagre ou limão e esfregue os pontos com corrosão. Finalize o processo passando um papel ou pano no aparelho.

O descarte correto das pilhas beneficia o meio ambiente. Verdade

As pilhas possuem componentes considerados poluentes tóxicos, principalmente quando se trata dos possíveis metais nelas presentes, como mercúrio, níquel, chumbo e cádmio. Dessa forma, o descarte incorreto oferece riscos ao meio ambiente. O problema tem início por meio da contaminação dos solos, podendo chegar até os lençóis freáticos e, posteriormente, aos animais e aos seres humanos. O ecossistema vai sendo destruído.

A informação é fundamental para evitar problemas e a PROTESTE sabe a importância de manter conteúdos atualizados sempre à disposição. Por isso, a maior associação de consumidores da América Latina produz diversos conteúdos informativos nos blogs sobre direito do consumidor (SeuDireito), tecnologia (ConectaJá) e saúde e bem-estar (MinhaSaúde).

Além disso, a PROTESTE realiza testes comparativos com os principais produtos e serviços presentes no mercado. O resultado das análises é divulgado para ajudar você a escolher as opções que mais atendem às suas necessidades, de acordo com o custo benefício.