Quais planos de saúde tiveram as vendas suspensas pela ANS

Quais planos de saúde tiveram as vendas suspensas pela ANS

O Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento divulgou os planos com maiores reclamações na ANS

No fim de novembro de 2018, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou os resultados trimestrais do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento. Dessa vez, a reguladora determinou a suspensão temporária da comercialização de 17 planos de saúde de três operadoras. A atitude é por causa de reclamações relacionadas a cobertura assistencial. A medida começou a valer no dia 7 de dezembro.  

Os planos afetados possuem juntos 156,6 mil beneficiários. Todos ficam protegidos com a medida e com a assistência regular a que têm direito garantida.

+Leia também:
– Quais remédios lideraram as vendas da indústria em 2019?
– Saiba porque a mortalidade pela aids está caindo

A avaliação das operadoras do Monitoramento da Garantia de Atendimento acontece a partir das reclamações registradas pelos beneficiários nos canais da ANS. O objetivo é estimular as empresas a qualificarem o atendimento prestado aos consumidores. Por isso, os planos que sofrem a punição só podem voltar a ser comercializados quando comprovem as melhorias.

Mesmo com as suspensões, a ANS liberou a comercialização de 19 planos de saúde de oito operadoras. Assim, esses produtos teve suas vendas autorizadas para novos clientes.

Principais reclamações

Entre 1º de julho e 30 de setembro de 2018, foram registradas 17.314 reclamações de natureza assistencial nos canais de atendimento da ANS. Dessas, 16.442 foram consideradas para análise pelo Programa de Monitoramento.  

A campeã das reclamações foi o gerenciamento das ações de saúde por parte da operadora. Ou seja, autorizações prévias, franquias, entre outros. Foram 36,34% das reclamações. Em segundo lugar, ficou o rol de procedimentos e cobertura com 18,31%.

O gráfico abaixo mostra a porcentagem de cada reclamação:

Informações detalhadas por operadora

A ANS oferece aos beneficiários uma consulta com as informações do monitoramento por operadora. É possível conferir o histórico das empresas e verificar, em cada ciclo, se ela teve planos suspensos ou reativados.   

Acesse aqui os planos de saúde com comercialização suspensa.