PROTESTE alerta sobre consumo de alimentos embutidos

PROTESTE alerta sobre consumo de alimentos embutidos

Sal e aditivos químicos utilizados em excesso nos alimentos podem provocar câncer, quando somados a fatores genéticos e hábitos de vida.

Atenção! Se você consome excessivamente carnes processadas como salsicha, presunto, salaminho, mortadela, carne seca e carne enlatada, o risco para o desenvolvimento de câncer é maior. Isso é o que garantiu, em 2015, a Organização Mundial da Saúde (OMS), em estudo feito pela Agência Internacional para a Pesquisa sobre o Câncer (IARC).

O relatório conclui que consumir 50g de embutidos diariamente – isso equivale a cerca de quatro fatias de presunto ou mortadela ou uma unidade de salsicha por dia – aumenta em 18% o risco de câncer colorretal. A motivação principal está no fato das carnes processadas receberem sal e aditivos químicos em grande quantidade.

A PROTESTE informa que não há motivos para pânico, caso você coma embutidos de vez em quando. Agora, se você come diariamente, nossa indicação é que você considere os fatos e mude um pouco os seus hábitos alimentares. Opte por alimentos frescos, reduzindo o consumo de embutidos para apenas uma vez na semana.

A seguir algumas opções deliciosas de recheios para o seu sanduíche:

  • Pasta de ricota com cenoura e cebolinha;
  • Atum em óleo com tomate;
  • Queijo, tomate e orégano;
  • Pasta de grão de bico;
  • Ovo mexido.

É importante ressaltar que outros fatores influenciam o risco de desenvolvimento de câncer, como fatores genéticos e de hábitos de vida, como fumo, inatividade física, excesso de peso e o consumo excessivo de álcool.

Xiii, recebeu um produto com defeito? Pior, não entregaram até agora aquilo que você comprou? Pare de se estressar com problemas assim. Adquira nosso Serviço de Defesa do Consumidor. Nós podemos resolver para você! Experimente por R$1,99 no primeiro mês. Após, apenas R$24,90 por mês.