Quando devo dar os primeiros alimentos ao bebê?

Quando devo dar os primeiros alimentos ao bebê?

Muitas mães ficam na dúvida sobre quando devem introduzir os primeiros alimentos na dieta dos bebês; saiba qual é a recomendação da OMS

Introdução alimentar é o termo que se refere à fase em que a alimentação dos bebês começa a incorporar outros alimentos além do leite materno. De acordo com recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), ela deve ser iniciada no sexto mês de vida. Até essa idade, o aleitamento materno deve ser exclusivo, sem nenhum outro alimento.

A alimentação complementar deve ser introduzida de maneira lenta e gradual. Algumas crianças podem estranhar no início e recusar determinados alimentos, o que é normal, pois trata-se de uma experiência totalmente nova para elas. “Se ela não aceitou, não insista, não force e não agrade. Às vezes, ela recusa, e isso é normal. É importante que o alimento seja novamente oferecido em outra ocasião”, explica o pediatra e presidente do Departamento de Nutrição da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), dr. Rubens Feferbaum. O site do Drauzio Varella deu dicas para quem está iniciando esse processo.

O que oferecer?

Segundo o pediatra, o ideal é oferecer ao bebê uma alimentação variada e rica em nutrientes. Isso inclui tanto macro (proteínas, carboidratos e gorduras) quanto micro (ferro, zinco e vitaminas). Sendo assim, é preciso unir representantes dos quatro grupos alimentares principais. São eles: hortaliças e frutas, carnes e ovos, cereais e tubérculos e grãos.

Criança comendo maçã

Além disso, até o oitavo mês é preciso introduzir alimentos como ovos, peixes e glúten para criar tolerância e evitar possíveis alergias. Por outro lado, pelo menos até os 2 anos é importante evitar itens como frituras, enlatados, salsicha, refrigerantes, café, salgadinhos, balas e açúcar adicionado nos alimentos. O sal deve ser usado com moderação, o mínimo possível.

Como preparar?

No início, a consistência da comida deve ser pastosa e ir se solidificando gradativamente. Não é necessário o uso de peneira, basta amassar os alimentos com um garfo. Logo após o primeiro mês de introdução, os pais podem deixar pequenos pedaços sólidos na papa para estimular a mastigação. Perto do primeiro ano de vida, a criança já pode comer a refeição básica da família.

Além disso, lembre-se de oferecer água filtrada e fervida nos intervalos das refeições. Também é importante que a criança coma duas frutas diferentes por dia. As refeições podem ser feitas conforme os horários da família, mas é preciso respeitar o apetite do bebê e saber diferenciar sinais de fome de outros desconfortos, como sede ou sono, por exemplo.