Buscar

MinhaSaúde - Radarproteste

Alterar Contraste Alterar Tamanho da Fonte Acesse o nosso perfil no Facebook Acesse o nosso perfil no Instagram Acesse a nossa conta do X Acesse o nosso perfil no YouTube Acesso o nosso perfil no LinkedIn

Quando devo dar os primeiros alimentos ao bebê?

Introdução alimentar é o termo que se refere à fase em que a alimentação dos bebês começa a incorporar outros alimentos além do leite materno. De acordo com recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), ela deve ser iniciada no sexto mês de vida. Até essa idade, o aleitamento materno deve ser exclusivo, sem nenhum outro alimento.

A alimentação complementar deve ser introduzida de maneira lenta e gradual. Algumas crianças podem estranhar no início e recusar determinados alimentos, o que é normal, pois trata-se de uma experiência totalmente nova para elas. “Se ela não aceitou, não insista, não force e não agrade. Às vezes, ela recusa, e isso é normal. É importante que o alimento seja novamente oferecido em outra ocasião”, explica o pediatra e presidente do Departamento de Nutrição da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), dr. Rubens Feferbaum. O site do Drauzio Varella deu dicas para quem está iniciando esse processo.

O que oferecer?

Segundo o pediatra, o ideal é oferecer ao bebê uma alimentação variada e rica em nutrientes. Isso inclui tanto macro (proteínas, carboidratos e gorduras) quanto micro (ferro, zinco e vitaminas). Sendo assim, é preciso unir representantes dos quatro grupos alimentares principais. São eles: hortaliças e frutas, carnes e ovos, cereais e tubérculos e grãos.

Criança comendo maçã

Além disso, até o oitavo mês é preciso introduzir alimentos como ovos, peixes e glúten para criar tolerância e evitar possíveis alergias. Por outro lado, pelo menos até os 2 anos é importante evitar itens como frituras, enlatados, salsicha, refrigerantes, café, salgadinhos, balas e açúcar adicionado nos alimentos. O sal deve ser usado com moderação, o mínimo possível.

Como preparar?

No início, a consistência da comida deve ser pastosa e ir se solidificando gradativamente. Não é necessário o uso de peneira, basta amassar os alimentos com um garfo. Logo após o primeiro mês de introdução, os pais podem deixar pequenos pedaços sólidos na papa para estimular a mastigação. Perto do primeiro ano de vida, a criança já pode comer a refeição básica da família.

Além disso, lembre-se de oferecer água filtrada e fervida nos intervalos das refeições. Também é importante que a criança coma duas frutas diferentes por dia. As refeições podem ser feitas conforme os horários da família, mas é preciso respeitar o apetite do bebê e saber diferenciar sinais de fome de outros desconfortos, como sede ou sono, por exemplo.

Tags