Quer começar a correr? Siga essas dicas e faça isso certo

Quer começar a correr? Siga essas dicas e faça isso certo

Para aproveitar melhor os benefícios desse esporte e evitar lesões, é necessário se preparar corretamente

A corrida é uma atividade escolhida por muitos, por ser fácil de praticar e oferecer inúmeros benefícios à saúde. No entanto, para aproveitar melhor os benefícios e evitar lesões, é necessário se preparar corretamente. Por isso, é importante ficar atento a alguns detalhes antes de começar a correr.

Aquecer os músculos, tendões e ligamentos é um dos pontos mais necessários. Uma simples caminhada pode ser um aquecimento eficiente para os músculos. Além disso, não se pode esquecer dos alongamentos, que só devem ser feitos quando os músculos já estão quentes. Assim, adapta o coração e os pulmões de forma progressiva e permite que os músculos se preparem para o esforço que vão fazer.


Os alongamentos são tão importantes quanto correr. De acordo com Alberto Chaíça, atleta olímpico e terapeuta, estes exercícios também devem ser feitos no final da corrida para evitar lesões. Eles ajudam a relaxar e aliviam as “dores musculares” do dia seguinte. Para aquecer, ele indica começar a correr “muito devagar” e só no final alongar os músculos.

Outra dica é fazer um aquecimento mais prolongado antes da corrida se estiver muito frio. No final, é importante não parar repentinamente. O correto é ir diminuindo a intensidade dos passos, até que o coração regresse ao ritmo normal. Quando já estiver parado, faça alongamentos para relaxar os músculos, o que previne o aparecimento de dores musculares e lesões.

Dicas para quem vai começar a correr

Antes de começar a praticar a corrida, lembre-se de algumas medidas importantes. É fundamental fazer um checkup para analisar se a saúde está ok. Também deve-se combinar o exercício físico com uma boa dieta alimentar, sempre lembrando de beber muita água.

Além disso, escolha bem o calçado e meia adequados para correr. Por fim, prepare um treino adaptado ao seu perfil. No início, alterne entre a corrida e as caminhadas, para se habituar ao esforço. Pode usar uma cinta cardíaca e uma aplicação de corrida para celular, que permite controlar a frequência cardíaca, registar os trajetos, as distâncias e as calorias gastas, por exemplo. É importante para melhorar o seu desempenho.

começar a correr
Vale lembrar ainda que é importante evitar correr em zonas com muito trânsito. Opte por correr em parques, ou zonas com vista agradável, pois irá desfrutar melhor da sua corrida.

Se busca motivação ou companhia, pode encontrar grupos nas redes sociais na maioria das cidades, onde pessoas se juntam para correr.

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