Saiba quais são os melhores tipos de queijo para a saúde

Saiba quais são os melhores tipos de queijo para a saúde

Queijos são apreciados por muitas pessoas, mas alguns podem ter componentes que devem ser evitados em excesso

Os queijos são apreciados por muitas pessoas, seja para harmonizar com vinhos e cervejas, seja para combinar com outros alimentos. No entanto, nem todos os queijos são saudáveis. Quem faz o alerta é a nutricionista da ACT Promoção da Saúde, Mariana Claudino.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Nutricionista Mariana Claudino (@nutrimariclaudino) em

Segundo ela, os queijos mais saudáveis são compostos por leite, sal e micro-organismos usados para fermentar o leite. Portanto, para saber o tipo mais adequado, o primeiro passo é consultar a tabela nutricional e a lista de ingredientes. O melhor é escolher os menos calóricos, com menores teores de gordura e de sódio. E que sejam preparados sem corantes, saborizantes ou outros ingredientes.

Via de regra, quanto mais brancos, mais saudáveis e menos gordurosos os queijos são, por conterem maior quantidade de cálcio e de proteínas. Assim, o queijo cottage, a ricota, o queijo minas e a muçarela de búfala são bons exemplos.

Da mesma maneira, queijos amarelos, em geral, contêm uma quantidade maior de gordura saturada, de colesterol e de sódio. Por isso, podem contribuir para o surgimento de problemas como pressão alta e doenças cardiovasculares. As exceções são o brie, gouda ou gorgonzola, que apesar de não serem tão amarelos, são ricos em gorduras, calorias e colesterol.

Clique aqui para ler esta matéria: Aprenda como harmonizar cervejas com queijos

É preciso tomar cuidado sobretudo com os queijos ultraprocessados. Estes têm em sua composição diversos aditivos químicos, como acidulantes, estabilizantes e conservantes. Portanto, o ideal é evitá-los completamente.

 

Faça sempre as melhores escolhas para a sua saúde e o seu bolso! E se tiver problema de consumo, envie uma reclamação! SAIBA MAIS arrow_right_alt