Suco de inhame cru é bom para a dengue?

Suco de inhame cru é bom para a dengue?

Circula na internet que o suco de inhame cru batido com água é bom para a dengue; saiba por que os infectados não devem tomar o suco

Você já ouviu falar que suco de inhame cru batido com água pode curar a dengue?  A informação que circula na internet é de que o tubérculo elimina os sintomas da doença em apenas quatro horas. A descoberta teria sido feita por meio de pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais. A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo

No entanto, apesar de parecer promissora, tomar suco de inhame cru para curar a dengue não tem efeito comprovado. De acordo com matéria publicada no site Saúde, não há qualquer comprovação sobre a existência dessa pesquisa. Além disso, não existem dados que comprovem que o inhame pode combater a dengue.

A infectologista Rosana Richtmann alerta que tratamentos caseiros sem comprovação científica podem ser perigosos. “As pessoas se seduzem por uma solução aparentemente milagrosa e deixam de dar o devido valor a uma infecção potencialmente fatal”, explica.

Suco de inhame cru prejudicial ao fígado

Além disso, esse tipo de automedicação pode ter efeitos negativos no organismo. “É preciso tomar cuidado com chás e preparos caseiros. Isso porque o fígado é um órgão que está inflamado em pessoas com dengue. Uma planta aparentemente inofensiva pode fazer mal ao órgão nesse estado”, comenta Evaldo Stanislau, infectologista da diretoria da Sociedade Paulista de Infectologia.

A dengue clássica é a forma mais leve da doença, sendo muitas vezes confundida com a gripe. Tem início súbito e os sintomas podem durar de cinco a sete dias, apresentando sinais como febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, entre outros. A dengue hemorrágica acontece quando a pessoa infectada com dengue sofre alterações na coagulação sanguínea. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte. Atualmente, o tratamento da dengue é baseado na hidratação intensa e em remédios para amenizar os sintomas.