A vacinação está em dia para a viagem de férias?

A vacinação está em dia para a viagem de férias?

É tempo de férias, mas a carteira de vacinação da sua família está pronta para a viagem?

Para ter uma viagem tranquila, é fundamental que a carteira de vacinação esteja em dia. Segundo informações do portal do Ministério da Saúde, o turista deve atualizar a vacinação de acordo com as orientações do Calendário Nacional de Vacinação pelo menos dez dias antes da viagem. Além disso, as vacinas contra o sarampo, hepatites A e B, e febre amarela devem sempre receber uma atenção especial.

Febre amarela

No caso do verão, uma das doenças com maior risco de transmissão é a febre amarela. Entretanto, sua prevenção é eficiente.

Desde 2017, a vacina é recomendada não só para quem vai a áreas consideradas endêmicas, como a região amazônica. Com o aumento dos registros da doença, mais de 4 mil municípios têm a recomendação de vacinação. Ela foi ampliada para todos os municípios dos estados do Sul, Sudeste, além do estado da Bahia. Consulte o site do Ministério da Saúde para saber quais as cidades estão na lista.

A vacina contra a febre amarela é ofertada gratuitamente no Calendário Nacional de Vacinação.A Organização Mundial de Saúde (OMS) indica que uma dose é suficiente para a proteção por toda a vida.

Sarampo

O Brasil enfrentou surtos de sarampo, com registros no Amazonas, Roraima, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Bahia, Pernambuco, Pará, Distrito Federal e Sergipe. Portanto, fique atento para a vacina estar atualizada.

Não esqueça o repelente!

Não esqueça o uso de repelentes como medida de proteção para quem não pode se vacinar, como as gestantes que não podem tomar a vacina contra a febre amarela. Além de proteger contra outras doenças transmitidas pelo mosquito.

Além disso, para quem toma remédios de uso contínuo, não esqueça de colocar na mala. Leve a quantidade suficiente para o tempo que vai ficar fora.

Continue no blog MinhaSaúde para mais temas sobre saúde e bem-estar. Acesse o site da PROTESTE e conheça nossos serviços.