10 razões para consultar um nutricionista

10 razões para consultar um nutricionista

Esse será o profissional que indicará o plano alimentar seguro e com expectativas realistas, adequado às necessidades de cada um

Com a chegada do ano novo, seguir um plano alimentar saudável é o objetivo de muita gente. Porém, essa não é uma função fácil se não for acompanhada por um profissional. Por isso, o ideal é contar com a ajuda de um nutricionista, que indicará o plano alimentar seguro e com expectativas realistas, adequado às necessidades de cada um.

Além disso, o nutricionista irá orientar e motivar o paciente, utilizando estratégias criativas que irão auxiliar no planejamento de refeições, compras de supermercado. Tudo isso ajudará a manter uma alimentação consciente no longo prazo. A atuação desses profissionais é ampla e pode ser eficaz para diversas situações que vão muito além de perder peso ou questões estéticas. O nutricionista pode ser o auxílio chave para o tratamento de doenças, condições físicas específicas ou restrições alimentares.

Veja algumas situações em que um nutricionista pode ser importante:

Gerenciar diabetes, pressão alta ou outras doenças crônicas

Um nutricionista pode ajudá-lo a entender sua condição e como os alimentos que você escolhe podem afetá-la. Ele irá criar um plano alimentar que possua os nutrientes necessários para gerenciar sua condição.

Cirurgia de bypass gástrico

Após a cirurgia, o estômago só consegue administrar pequenas porções de comida. Por isso, é difícil obter os nutrientes necessários ao corpo. O nutricionista será um profissional importante que fará parte da sua equipe de assistência médica, e ajudará a fazer alterações no plano alimentar, tentando manter o sabor.

Problemas digestivos

Nesses casos, a orientação do nutricionista poderá ajudar a fazer escolhas que não agravam a condição. Por exemplo, limitar alimentos fritos ou bebidas com cafeína e carbonatadas.


Gravidez

O plano de alimentação garantirá que a mulher receba os nutrientes necessários para uma gravidez saudável. E, depois que o bebê chegar, o nutricionista pode ajudar a garantir que a mãe esteja recebendo os nutrientes de que precisa para si mesma e para o seu filho.

Intolerâncias e alergias

Não sabe o que pode comer devido a doença celíaca, alergias alimentares, intolerância à lactose ou outra condição? É fácil ficar impressionado com o que você acha que não pode comer. E isso pode levar a uma dieta chata que não fornece ao corpo a nutrição necessária. Um RDN pode ensinar estratégias para identificar alimentos a serem evitados e ajudá-lo a encontrar substituições para manter sua dieta equilibrada e saborosa.

Dificuldades em comer alimentos saudáveis

Como parte da equipe de tratamento, as nutricionistas aconselham indivíduos com distúrbios alimentares, como anorexia e bulimia.

Ganhar ou perder peso

Dietas da moda podem parecer a forma mais rápida para ganhar ou perder de peso, mas raramente funcionam por muito tempo. Um nutricionista pode sugerir fontes de calorias para ganho de peso saudável. Ou crie um plano personalizado de perda de peso, incluindo mudanças na dieta e atividade física – enquanto ainda come todas as suas comidas favoritas.

Terceira idade

Os idosos também precisam de acompanhamento para manterem uma rotina alimentar saudável. O profissional ajudará a administrar os alimentos, medicamentos, hidratação adequada, dietas especiais para hipertensão e alterações no paladar à medida que envelhece.

Conselhos práticos sobre o estilo de vida

Aprender a ler rótulos no supermercado, descobrir como a culinária saudável pode ser barata, saber como comer fora sem estragar o plano alimentar e como resistir às tentações do local de trabalho. O nutricionista poderá dar todos esses conselhos. Além disso, definirá metas e prioridades a partir do histórico de saúde, alimentos favoritos, hábitos alimentares e de exercícios dos pacientes. As visitas de acompanhamento são fundamentais para manutenção e monitoramento de seu progresso.


Esporte

Um nutricionista pode ajudá-lo a definir metas para alcançar resultados – esteja você correndo uma maratona, esquiando ou correndo com seu cão.

Quer se alimentar melhor, mas não cozinha

Muitas pessoas querem manter um plano alimentar saudável, mas não conseguem porque não sabem cozinhar. Com o auxílio do profissional é possível aprender a planejar e preparar refeições de maneira simples, saudável e conveniente.