Oito trocas saudáveis na alimentação e na forma de cozinhar

Oito trocas saudáveis na alimentação e na forma de cozinhar

Substituir alimentos ou ingredientes por opções mais saudáveis pode trazer muitos benefícios para a sua saúde. Saiba mais

Cozinhar é uma arte que pede muita criatividade, já que muitas vezes nos deparamos com a falta de um ingrediente e precisamos substituir por outro de forma que o sabor seja mantido.

Muitas vezes também é necessário trocar alimentos devido a doenças, restrições alimentares e intolerâncias. Outro momento importante para trocar alimentos é quando nos deparamos com uma situação nova, uma doença, por exemplo, onde há restrições alimentares ou até mesmo uma intolerância.

Sendo assim, trocas saudáveis na alimentação podem promover uma melhora na qualidade de vida, do funcionamento do organismo e até do humor. Veja abaixo as dicas que a equipe de nutrição do Albert Einstein – Sociedade Beneficente Israelita Brasileira preparou.

Refinados por integrais

trocas-saudaveis

Os carboidratos refinados são ricos em farinha branca ou açúcar e possuem um alto índice glicêmico. Por isso, elevam o açúcar no sangue e contribuem para o aparecimento de doenças como diabetes e obesidade. Já os carboidratos integrais possuem menor índice glicêmico e maior quantidade de fibras. Isso faz com que eles aumentem a saciedade, ajudem a controlar a glicemia e auxiliem na perda e/ou manutenção de um peso saudável. Ao mesmo tempo, possuem muito mais vitaminas e minerais quando comparados com a versão branca.

Frituras por grelhados e assados

Além de aumentarem o valor calórico dos alimentos, as frituras são prejudiciais à saúde. Dê preferência a alimentos grelhados, assados ou cozidos.

Temperos prontos por temperos caseiros e ervas naturais

Ervas frescas

Ricos em sódio, os temperos industrializados e o sal refinado podem contribuir para o risco de pressão alta. Além disso, provocam retenção de líquidos, problemas renais e doenças cardíacas, se consumidos em excesso. Já os temperos naturais, como ervas e especiarias, são muito mais saborosos e podem trazer benefícios para o organismo. Uma dica saudável é usar o sal de ervas para cozinhar e temperar verduras e legumes.

Achocolatado por cacau em pó

Os achocolatados são ricos em açúcares, conservantes e possuem pouco cacau na sua composição. Já o cacau em pó é rico em antioxidantes, polifenóis e não possui açúcar. Além disso, o cacau auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares e controle da pressão arterial, além de melhorar o humor e a sensação de bem-estar.

Chocolate: faça dele um aliado.

Barra de cereal por mix de nuts ou barra de castanhas

As barrinhas de cereal costumam ter altos índices de açúcar e xarope de glicose. Por outro lado, possuem pouca fibra e nutrientes. Uma troca inteligente é substituir a barra de cereal por mix de nuts ou barra de nuts (castanhas ou sementes) de melhor qualidade.

A vantagem é que elas possuem gorduras boas que ajudam na saciedade, prevenção de doenças cardiovasculares e muitos nutrientes como selênio, magnésio, complexo B e vitamina E. Mas cuidado com a quantidade da porção, porque esses itens também são calóricos. O consumo recomendado é em média 25g.

Açúcar refinado por açúcar demerara ou mascavo

Açúcares

O açúcar refinado é rico em calorias e pobre em nutrientes e o seu alto consumo está relacionado ao aparecimento de doenças como diabetes, obesidade, entre outros.

Já o açúcar mascavo e demerara passam por um refinamento mais leve, mantendo alguns nutrientes. No entanto, ambos também possuem alto valor calórico e devem ser consumidos com moderação.

Refrigerantes por suco natural ou água com gás, gelo e limão

Todos sabem que refrigerantes são ricos em corantes, conservantes, açúcares ou adoçantes e por isso fazem mal para a saúde. Nada melhor do que trocar por sucos naturais de frutas. Uma vez que são ricos em vitaminas e fibras, são uma opção muito mais saudável. Você também pode adicionar folhas e vegetais para aumentar ainda mais o valor nutricional e teor de fibras.

Outra sugestão que pode ser consumida sem exageros é a água com gás e limão espremido.

Clique aqui para ler esta matéria: 5 perguntas e respostas definitivas sobre o uso de adoçantes

Produtos industrializados por comida de verdade

Repletos de química, açúcar, gorduras ruins, conservantes e corantes, os produtos industrializados são responsáveis pelo surgimento de diversas doenças da atualidade.

Portanto, para quem deseja manter uma alimentação saudável e melhor qualidade de vida, a dica é trocar esse tipo de alimento por opções mais naturais e menos processadas. Elas são ricas em antioxidantes, vitaminas, fibras e minerais. Inclua no seu cardápio alimentos como frutas, verduras, legumes, carnes magras, azeite, cereais integrais, entre outros.

Gostou de conhecer algumas opções de trocas saudáveis? Continue no blog MinhaSaúde para mais temas sobre alimentação e saúde. Acesse o site da PROTESTE e conheça nossos serviços.