6 situações nas quais dispositivos auxiliam na saúde

6 situações nas quais dispositivos auxiliam na saúde

Dispositivos que monitoram a saúde das pessoas de alguma forma estão ficando cada vez mais populares; veja alguns deles e situações que os envolvem

A evolução da tecnologia pessoal já chegou há algum tempo para auxiliar na saúda das pessoas. Essa transformação tem impactado a vida de pessoas comuns e portadores de doenças ou condições específicas. Para mostrar alguns desses dispositivos, preparamos uma lista com alguns deles, além de situações onde eles já foram úteis.

Relógios de Apple e Samsung focam na saúde

Galaxy Watch

Apple e Samsung lançaram, no final de 2018, as novas gerações dos seus relógios inteligentes no mercado brasileiro. O Apple Watch Series 4 e o Samsung Galaxy Watch são o exemplo de dispositivos que nasceram como acessórios do smartphone. Mas hoje têm como principal propósito ajudar a cuidar da saúde de quem está usando o relógio.

Aplicativos ajudam cegos na rotina diária

O Be my eyes conecta cegos a pessoas que podem ver, para que elas possam ajudá-los em tarefas simples como identificar a cor de uma camisa no armário ou para ler uma correspondência física.

Apple Watch Series 4 detecta queda de idosa

Apple Watch Series 4

O sistema de detecção de quedas do aparelho detectou a queda de uma idosa de 80 anos e acionou os serviços de emergência da cidade de Munique, na Alemanha.

Relógio detecta convulsões graves em pessoas com epilepsia

Um smartwatch prevê o momento em que uma convulsão vai ocorrer. Isso é especialmente importante pois um dos aspectos mais estressantes (e perigosos) da doença é não saber quando virá uma crise. E, sendo um perigo iminente, acaba limitando bastante a vida do paciente.

Bafômetro criado por irmãs baianas detecta doenças

Um dispositivo criado por duas irmãs baianas pode ser a nova aposta da medicina. Com funcionamento semelhante ao de um bafômetro, ele é capaz de detectar pelo menos 15 doenças através do sopro.

Pesquisadores da IBM criam “sensor de unha”

Uma equipe de pesquisadores da IBM criou uma espécie de “sensor de unha”, vestível, que mede como a unha da pessoa se dobra e se move a fim de monitorar problemas de saúde, como por exemplo a doença de Parkinson. É que esses movimentos sutis, ainda que não sejam notados a olho nu, podem revelar muito sobre a saúde de uma pessoa.