Buscar

MinhaSaúde - Radarproteste

Alterar Contraste Alterar Tamanho da Fonte Acesse o nosso perfil no Facebook Acesse o nosso perfil no Instagram Acesse a nossa conta do X Acesse o nosso perfil no YouTube Acesso o nosso perfil no LinkedIn

Entenda a diferença entre gerontologia e geriatria

É importante distinguir entre as mudanças naturais do envelhecimento e as alterações causadas por doenças que podem ocorrer com o tempo. Entender as especialidades e com qual profissional contar é um passo importante para encontrar um acompanhamento adequado e viver melhor. A nutrição, tema da REVISTA PROTESTE de setembro, é um dos caminhos para qualidade de vida entre os idosos e a abordaremos em ambas esferas: entenda a diferença entre gerontologia e geriatria. Vamos entender também as diferenças e como cada uma pode contribuir para o nosso bem-estar.

 O que é gerontologia?

É o estudo do envelhecimento natural, que deriva da ciência, nos aspectos biológicos, psicológicos e sociológicos, entre outros. “A nutrição gerontológica enfoca a promoção da saúde e a redução do risco de doenças na terceira idade”, explica Fernanda Taveira, especialista PROTESTE.

Os profissionais da gerontologia têm formação diversificada, interagem entre si e com os geriatras. O campo científico e profissional é dedicado às questões multidimensionais do envelhecimento e da velhice, que tem como objetivo descrever e explicar o processo de envelhecimento nos aspectos variados. “Na área profissional, visa a prevenção e a intervenção para garantir a melhor qualidade de vida possível dos idosos até o momento final da sua vida”, destaca Fernanda.

Atuação

O que é geriatria?

É a especialidade médica que se integra na área da gerontologia para atender aos objetivos da promoção de saúde, prevenção e tratamento das doenças, reabilitação funcional e cuidados paliativos. “Ou seja, a geriatria estuda as doenças crônicas frequentemente relacionadas ao envelhecimento, que inclui o diagnóstico e o tratamento”, esclarece Fernanda.

A área abrange, portanto, desde a promoção de um envelhecer saudável até o tratamento e a reabilitação do idoso. O processo de envelhecimento impacta no comportamento orgânico, demandando abordagens diferenciadas, assim como crianças e jovens apresentam especificidades que são tratadas pelo pediatra. Assim, geriatra é o médico que se especializou no cuidado de pessoas idosas.

Atuação

Os cuidados com a saúde são fundamentais em todas as idades, e cada etapa da vida traz uma necessidade. Confira na REVISTA PROTESTE a matéria sobre ‘Nutrição na longevidade’ e um artigo sobre disfagia, ou seja dificuldade para engolir – cenário que, por vezes, se agrava na terceira idade, vale conferir. E se você aida não é associado PROTESTE, não perca tempo.