Viva melhor na terceira idade com essas 5 dicas
Expectativa do brasileiro está subindo, mas é preciso chegar à velhice com saúde; veja as dicas que preparamos atingir esse objetivo
Viver melhor na terceira idade é um desafio para os brasileiros. Uma pesquisa da Bradesco Saúde aponta que em 2050 (daqui mais 30 anos), a expectativa de vida brasileira deve superar os 81 anos. As pessoas com 50 anos ou mais representarão 98 milhões de pessoas, ou seja, 81% a mais do que somos hoje. A pesquisa apontou ainda que 7, em cada 10 brasileiros, acreditam que viverão até os 80 anos ou mais.
Portanto, é preciso chegar nessa idade com saúde. Pensando nisso, selecionamos 5 dicas sobre viver melhor na terceira idade:
Natação: esporte de baixo impacto e que emagrece
A natação é um dos esportes mais recomendados para quem pretende mudar sua saúde. Embora a queima calórica seja alta e o esporte trabalhe diversos músculos do corpo, o impacto nas articulações é pouco, pois a água o absorve. Por esse motivo, é altamente recomendada para pessoas da terceira idade e as que sofrem de algumas doenças, como artrite, por exemplo, que impossibilita a realização de exercícios de impacto.
Os benefícios de voltar a estudar na terceira idade
De acordo com o Censo da Educação Superior 2017, há no Brasil 26.763 pessoas com 60 anos ou mais matriculadas em universidades públicas e privadas. Munir o cérebro de novas informações não eleva apenas grau de conhecimento, mas previne demências.
Mulheres na terceira idade podem (e devem) ter vida sexual ativa
O mundo mudou e o comportamento das mulheres também, inclusive das mais velhas. Há três décadas, mulheres de 60 anos eram consideradas velhas e serviam apenas para cuidar dos netos. Hoje, elas não precisam mais ficar sem companhia – ou em má companhia. As redes sociais estão aí para ajudá-las a encontrar um parceiro. Só é preciso vencer o desafio da menopausa.
Como driblar o desafio de perder peso na terceira idade
Para muitos idosos, perder peso é um verdadeiro martírio. O envelhecimento provoca diversas mudanças no organismo, alterando o metabolismo e a disposição para realizar atividades físicas. Pessoas na terceira idade precisam de menos calorias e devem escolher melhor seus alimentos.
Whey pode aumentar massa muscular de mulheres idosas
Um estudo desenvolvido pelas universidades de Tokushima e de Hyogo, no Japão, identificou que o uso do produto pode ser benéfico na terceira idade. A pesquisa revelou que o complemento, somado à prática de exercícios, pode aumentar a massa muscular de mulheres idosas.