Whey pode aumentar massa muscular de mulheres idosas

Whey pode aumentar massa muscular de mulheres idosas

Estudo realizado por universidades japonesas identificou que o whey protein pode ser benéfico para a condição física

Quem ouve falar em whey protein pensa logo no público jovem de academia. No entanto, um estudo desenvolvido pelas universidades de Tokushima e de Hyogo, no Japão, identificou que o uso do produto pode ser benéfico para mulheres idosas.

A pesquisa revelou que o complemento, somado à prática de exercícios, pode aumentar a massa muscular desse público. Assim, uma das indicações de uso da proteína é para a prevenção de sarcopenia entre mulheres idosas e saudáveis. A sarcopenia é a perda de massa e força muscular esquelética.

O estudo identificou que o aumento no índice de massa muscular foi significativamente maior para grupo que combinava exercício à suplementação proteica. Portanto, ficou comprovado que a suplementação de proteína ingerida após o exercício de resistência pode ser eficaz.

Metodologia

A pesquisa analisou 81 mulheres saudáveis, com idades entre 65 e 80 anos alocadas em três grupos de 27 participantes cada. Um grupo realizou exercícios e consumiu a suplementação proteica. Outro grupo apenas praticou exercícios. Por fim, as outras mulheres somente ingeriram a suplementação proteica.

O programa contou com exercícios de resistência por 24 semanas, realizados duas vezes por semana. Nesse período, as mulheres combinaram as atividades com a suplementação com whey protein, contendo 22,3 g de proteína.

A ingestão total de proteínas para os participantes nos três grupos foi ajustada para um nível de pelo menos 1,2 g por kg de peso corporal por dia. Por fim, as diferenças entre os grupos na alteração pré e pós-intervenção na massa muscular esquelética e função física foram avaliadas usando uma análise de variação.

Continue no blog MinhaSaúde para mais temas sobre bem-estar e saúde. Acesse o site da PROTESTE e conheça nossos serviços.