7 coisas que você precisa saber sobre a esponja multiuso

7 coisas que você precisa saber sobre a esponja multiuso

Companheira de todos os dias na lavagem da louça esse produto tem funções que você provavelmente não sabe!

Você provavelmente já usou uma esponja multiuso na sua casa, certo? Esse produto está presente na  maioria dos lares brasileiros e estamos normalmente acostumados a usá-lo desde sempre. Afinal, todos as casas  inevitavelmente tem louça para lavar em algum momento.

Mas você sabe qual a hora certa de trocar de esponja? Sabe o jeito correto  de guardá-la para durar mais? Mesmo usando esses produtos quase todos os dias, têm  coisas que acabamos por não saber, mas que influenciam diretamente na vida útil das esponjas.

Nossos especialistas nos ajudaram a,  preparar para você uma lista super interessante com algumas dicas e curiosidades que você provavelmente não sabia sobre as esponjas multiuso.

Confira a seguir e descubra como usar sua esponja multiuso de maneira ainda mais eficiente!

Existe um jeito certo para guardar a esponja?

Esse é um tópico  que normalmente não damos muita atenção!

É comum que as esponjas fiquem guardadas em cima da pia, geralmente, perto do detergente. Mas essa é a melhor forma de preservá-la?

Os especialistas destacam que a esponja multiuso deve ser guardada sempre limpa e seca  em um lugar arejado. Isso ajuda para que ela se mantenha  sempre em bom estado para ser utilizada novamente.

A dica é escolher os suportes de esponja vazados que permitam que a água escorra. Os que não possuem esse furos, acabam mantendo a água  acumulada,  que não permite que a esponja seque corretamente.

Existe momento certo para trocar de esponja?

É comum vermos esponjas extremamente gastas  ainda sendo usadas, muitas vezes, por questões de economia. Mas qual deve ser a hora de trocar por uma nova para não perder eficiência na limpeza?

A verdade é que não existe um momento certo para a troca, ela deve sempre ser feita de acordo com o desgaste. Nesse sentido, o importante é fazer uma limpeza reforçada na sua esponja multiuso semanalmente.

Para isso, basta lavar e higienizar a esponja. Embrulhe-a em um papel toalha e leve ao micro-ondas por cerca de 1 ou 2 minutos. Ou se preferir, deixe-a submersa em água fervente por 3 minutos.

Isso vai garantir que ela dure por mais tempo e evitar que a esponja fique contaminada com bactérias e demais microorganismos que podem prejudicar sua saúde a longo prazo.

Para que serve cada lado da esponja?

Por mais que seja um produto  comum, muitas pessoas não sabem que os dois lados diferentes da esponja apresentam funções diferentes para a limpeza. Mas você sabe qual a melhor forma de lavar cada tipo de utensílio?

Na prática, o lado mais abrasivo  da esponja (normalmente verde), serve para limpar utensílios que estão muito sujos. Pode ser usado em panelas, talheres e grelhas, já que sua característica ajuda a limpar melhor superfícies metalizadas.

Vale destacar, no entanto, que é necessário cuidado ao usar esse lado em panelas antiaderentes e em outros materiais que podem riscar, como taças de vidro, por exemplo.

Já o lado mais macio (normalmente amarelo), serve para a limpeza de copos e taças de vidro, recipientes plásticos ou outros utensílios com menos sujidade que precisam de mais cuidado e delicadeza no momento da lavagem.

Quais  hábitos podem diminuir a vida útil da esponja multiuso?

Usamos esponjas quase todos os dias para realizar diversos tipos de limpeza, mas você sabia que têm  hábitos que podem fazer com que sua esponja estrague mais rápido?

Um dica importante nesse sentido é lembrar que a esponja não deve ser destinada para vários ambientes. Caso ela esteja sendo usada para lavar louça, por exemplo, mantenha ela somente para isso.

A utilização em diversos ambientes não é saudável e pode acabar trazendo microrganismos de um ambiente para outro, a contaminação cruzada. Sendo assim, é melhor deixar uma esponja nova para limpeza da casa e outra para a cozinha.

Saiba o que usar na esponja para limpar

Normalmente na pia da cozinha, a esponja está sempre acompanhada do detergente. Mas, e quando não temos esse produto, podemos usar qualquer sabão da mesma forma?

Saiba, que tanto o detergente quanto o sabão em pasta possuem as mesmas características e podem ser usados sem problemas pela sua esponja.

O que fazer com as suas esponjas velhas?

Agora você já sabe a melhor forma de conservar sua esponja e qual é o melhor momento de trocá-la. Mas você sabia que as esponjas gastas e inutilizadas ainda podem ter uma função?

Antes de descartar sua esponja, confira algumas dicas de como reaproveitá-la.

As esponjas podem servir de material de reciclagem. Basta procurar postos de reciclagem próximos à sua residência ou local de trabalho e fazer o descarte correto da esponja velha. Assim,  contribui para a reutilização de materiais  e ainda diminui o volume do seu lixo. Uma excelente opção para quem quer praticar um consumo mais consciente e sustentável.

Se você é daqueles que gosta de trabalhos manuais em casa, pode usar sua esponja velha na jardinagem. Sabe aquela água que fica ao redor dos pratinhos das plantas e pode significar a proliferação de mosquitos transmissores de doenças? Experimente usar pedacinhos de esponja nesses espaços para absorver essa água e ficar longe desse risco.

Se seu hobby é decorar e deixar a casa com a sua cara, a esponja também pode ser uma excelente ferramenta. Com ajuda dela, dá para fazer manualmente desenhos de “tijolinhos” ou outros formatos, e até pintar a parede de um jeito mais rústico e personalizado, que deixa uma parede simples, cheia de texturas.

Para uma limpeza de qualidade use a melhor esponja  

Entendendo a grande penetração da esponja nos lares brasileiros, a PROTESTE resolveu levar para o laboratório, as 8 marcas de esponja multiuso mais populares no mercado nacional e colocá-las  frente a frente em uma série de testes comparativos.

O objetivo foi avaliar a qualidade dos produtos diante de diversos aspectos, levando em consideração como o consumidor adquire e utiliza esse produto no seu dia a dia.

Questões como capacidade de absorção de detergente, presença de bactericida  e respeito às  dimensões da embalagem, foram alguns dos fatores analisados pelos especialistas para entender quais produtos entregam a melhor experiência  após a compra. Além disso, foi formado um painel  de usuários, onde cada um teve a oportunidade de utilizar as esponjas para validar sua experiência através de pontuação previamente determinada pelo PROTESTE.

Essa avaliação do consumidor teve um peso considerável no resultado, que entregou a esponja multiuso da Limppano, o selo de MELHOR DO TESTE. Avaliada positivamente por 80% dos usuários e apresentando bons resultados técnicos nas demais avaliações, o produto se destacou e mostrou ser uma ótima opção nas gôndolas.

Confira a matéria completa sobre o teste realizado da Limppano e descubra em detalhes o que foi valiado: Esponja multiuso da Limppano é eleita a melhor em teste comparativo (proteste.org.br)

Saiba mais sobre a PROTESTE

A PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, traz diversas informações sobre diversos tipos de produto que passam por testes desenvolvidos por especialistas, que avaliam produtos, como TVs, celulares, panelas e serviços, para você escolher as opções que mais atendem ao que você deseja.

Envie sua reclamação contra um fornecedor de produto ou serviço para o canal Reclame, desenvolvido pela associação para ajudar você na solução dos seus problemas de consumo.

A sua mensagem é enviada diretamente para a empresa e a resposta chega na própria plataforma. Nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.

No ConectaJá você descobre diversas novidades e tendências do mundo da tecnologia. No blog MinhaSaúde você encontra matérias sobre assuntos relacionados a saúde e alimentação e no SeuDireito você confere os artigos sobre os direito do consumidor. Acesse agora!

Seja associado à PROTESTE e tenha acesso a conteúdos exclusivos. CADASTRE-SE arrow_right_alt