7 maneiras de melhorar o sabor de suas refeições

7 maneiras de melhorar o sabor de suas refeições

Alimentos saborosos são a principal razão pela qual as pessoas escolhem uma refeição; saiba como melhorar seus pratos com essas dicas

Cozinhar em casa pode ser saudável, gratificante e, por que não, rentável. E, de acordo com pesquisas, o sabor é a principal razão pela qual as pessoas escolhem um alimento. Os alimentos de que você mais gosta provavelmente são os que você come mais. Então faça do gosto uma prioridade na cozinha ao preparar refeições nutritivas e satisfatórias. Para melhorar o sabor de suas refeições, é importante começar com ingredientes de alta qualidade. Eles não precisam ser os alimentos mais caros.

Também é importante manusear e armazenar os alimentos adequadamente, porque o armazenamento errado destrói o sabor e a qualidade. Além disso, cozinhar demais pode destruir o sabor e os nutrientes. Portanto, cozinhe para reter nutrientes, sabor, cor, textura e apelo. Cozinhar não pode melhorar alimentos de baixa qualidade, mas pode melhorar os sabores de alimentos de alta qualidade.

Para melhorar o sabor dos alimentos, a Academia Americana de Nutrição e Dietética preparou algumas dicas:

  • Intensifique os sabores de carne, frango e peixe com técnicas de cozimento de alta temperatura, como grelhar, que ajudam a dourar a carne e dar sabor. Mas não cozinhe demais, não queime a carne.
  • Grelhe ou asse legumes em um forno muito quente (230 °C) ou grill para um sabor doce e defumado. Antes de colocá-los no forno, pincele ou borrife levemente com óleo em alta temperatura e polvilhe com ervas.
  • Caramelize cebolas fatiadas para realçar seu sabor natural de açúcar cozinhando-as lentamente em fogo baixo em um pouco de óleo. Use-os para fazer um molho para carnes ou aves.
  • Use pimentões vermelhos, verdes e amarelos de todas as variedades. Ou adicione uma pitada de molho de pimenta.
  • Adicione um sabor picante com suco cítrico ou casca de limão ralado. Ingredientes ácidos ajudam a elevar e equilibrar o sabor.
  • Use pequenas quantidades de ingredientes com sabores ousados, como sementes de romã, pimenta chipotle ou coentro.
  • Dê um sabor intensificado com condimentos de boa qualidade, como mostarda com sabor, wasabi, purê de feijão e salsas.

Gostou das dicas para melhorar o sabor de suas refeições? Continue no blog MinhaSaúde para mais temas sobre alimentação e saúde. Acesse o site da PROTESTE e conheça nossos serviços.