A panela certa para cada prato

A panela certa para cada prato

Peixe, carne vermelha, frango e grãos ficam muito mais fáceis de cozinhar utilizando o recipiente correto

Para cada tipo de prato, uma panela diferente. É claro que você pode cozinhar os alimentos da maneira que mais gostar, ou com o recipiente que tiver em casa, mas o ideal é que você leve em consideração a quantidade de comida que preparará, assim como o tipo de prato, antes de escolher a panela. E no que isso ajuda? A cozinhar o alimento de maneira homogênea e mais rápido. Vamos entender – a panela certa para cada prato.

Na revista PROTESTE de outubro (n.º 228), o chef sul-mato-grossense Paulo Machado, especialista em culinária pantaneira, ensinou como fazer o sarrabulho, prato com carne moída indicado para ser preparado em uma caçarola – seis modelos deste tipo de panela foram testados na edição. Só pela foto já deu água na boca, né?! Mas ele também comentou sobre outros pratos e panelas ideais para cada tipo de receita. De acordo com o chef, o mais importante é pensar na comida que vai cozinhar.

“Na realidade, o tipo de panela ideal não é para peixe, carne vermelha, frango ou grãos. É o tipo de opção que você vai usar, então uma panela mais alta serve para fazer um guisado, que seria uma carne picada com algum tipo de caldo. E aí pode ser o frango, por exemplo, como um estrogonofe de frango picadinho ou um picadinho de carne vermelha e molho de vinho”, explica.

Carne vermelha e frango

Se na revista você confere a receita de sarrabulho, aqui Paulo Machado indica outro prato interessante e que pode ser feito em uma caçarola, como opção de carne vermelha. “Carne moída para macarrão” é a sugestão do chef. Ele também cita outras receitas de carne vermelha que devem ser feitas em panelas altas e maiores, sempre observando a quantidade de alimento. “Se for utilizar uma peça grande de carne vermelha, pode ser preparada de forma braseada, que é aquela que tem um pouco de caldo, também vai precisar usar uma panela maior. Se você for fazer algo frito, como fritura por imersão, tem que ser em uma panela média/alta, e pode ser de inox ou de ferro, ou de alumínio; e se for estilo grelhado, assim como refogado, pode ser uma frigideira, uma sauteuse, uma panela menor, que seja mais baixa”, detalha.

Peixes

Assim como as demais carnes, é importante observar a receita e a quantidade de alimento para escolher a panela ideal. Porém, existe um prato com peixe que tem uma indicação melhor para ser feito, como explica o chef: “A moqueca, por exemplo, tem que ser feita em uma panela mais alta, com tampa. A ideal para fazer essa receita, especialmente, é panela de barro”, ele diz.

Grãos em geral

No Brasil, é muito comum o uso da panela de pressão para fazer o feijão, afinal de contas, ela acelera o cozimento e pode deixar o grão bem macio, pronto para virar um delicioso tutu de feijão, se esse for o desejo. No Radar, inclusive, já publicamos uma receita de arroz, feita em cinco minutos, na panela de pressão – o passo a passo você confere aqui.

Porém, o chef afirma que, não necessariamente, você precisa dessa panela para cozinhar os seus grãos. “Leve em consideração a quantidade e o que vai fazer. Você pode fazer na panela alta também, não apenas o feijão, mas o arroz”, comenta Paulo Machado. Dicas anotadas? Agora é só partir para ação, ops, cozinha.

A PROTESTE entende a importância de levar informação às pessoas. Por isso, convidamos você a conhecer mais sobre a maior associação de consumidores da América Latina.

Continue no MinhaSaúde para mais dicas de saúde e bem-estar. Visite o ConectaJá e SeuDireito para acompanhar as novidades sobre tecnologia e as explicações sobre direitos do consumidor, respectivamente.

Com a PROTESTE, você tem acesso a testes comparativos que permitem escolher os melhores produtos e serviços. Nossos especialistas testam as principais marcas dos itens mais comprados pelos consumidores e classificam as melhores opções, de acordo com o custo-benefício.