Barbas podem causar mais doenças do que pelos de cachorros

Barbas podem causar mais doenças do que pelos de cachorros

Estudo comprovou que barbas masculinas carregam grande quantidade de patógenos, organismos capazes de causar doenças diversas

Os homens que gostam de cultivar suas barbas foram surpreendidos por uma má notícia veiculada recentemente. O fato é que os pelos faciais masculinos podem causar mais doenças do que os pelos de cachorros. De acordo com estudo publicado na revista European Radiology e replicado no site da Veja, as barbas carregam grande quantidade de patógenos, organismos capazes de causar doenças.

Uma das bactérias infecciosas que pode ser encontradas nos pelos faciais é a Enterococcus faecalis, que pode causar doenças no trato urinário. Outra possibilidade é a a Staphylococcus aureus. Essa bactéria pode ocasionar infecções graves quando em contato com a corrente sanguínea.

Segundo os pesquisadores, a pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de verificar se há risco de contaminação a partir de um aparelho de ressonância magnética (RM), usado também para exames veterinários. Por ser um equipamento caro, é comum que exames de RM em animais de pequeno porte sejam realizados em hospitais humanos.

Pesquisadores foram pegos de surpresa

A descoberta foi uma surpresa até mesmo para os cientistas. Para chegar a esse resultado inesperado, os pesquisadores retiraram amostras de pele e saliva de dezoito homens barbudos. Os participantes precisavam ter idade entre 18 e 76 anos e não ter sido hospitalizados no ano anterior ao estudo.

Também foram recolhidas amostras semelhantes de trinta cães de raças variadas. Nesse caso, a coleta foi realizada no local considerado mais anti-higiênico.

Após a realização dos exames foram coletadas amostras direto do equipamento para averiguar a transferência de microrganismos infecciosos. A preocupação era que os micróbios dos animais representassem uma ameaça à saúde humana. No entanto, os resultados mostraram que o homem apresentava muito mais patógenos em comparação com cachorros. Além disso, deixaram os aparelhos de ressonância magnética mais contaminados.

Todos os dezoito homens apresentaram altas contagens microbianas, tanto na pele quanto na saliva. No caso dos cães, foram 23, entre os trinta animais avaliados. Além disso, sete homens e quatro cachorros tiveram resultado positivo no teste de microrganismos que podem causar doenças quando colonizam certas partes do corpo humano.

Possibilidade de doenças não significa ter que se livrar das barbas

Apesar das contagens microbianas comparativamente mais altas nesta pequena amostra de homens, não é preciso se livrar da barba. Sendo assim, o que os resultados indicam é que o ser humano deixa muito mais bactérias potencialmente infecciosas nos hospitais do que se havia imaginado.

Entre as dicas para cuidar da barba estão a limpeza diária com água e sabonete, tanto pela manhã quanto pela noite. Outra dica é manter a barba hidradata com produtos específicos para esse fim.