BCAA e whey protein otimizam desempenho e saúde dos atletas

BCAA e whey protein otimizam desempenho e saúde dos atletas

De acordo com a Associação Americana de Nutrição, uso das duas substâncias reduz o dano muscular e aumentam a imunidade

Muitos estudos recentes vêm sendo feitos com o objetivo de avaliar os resultados do alto consumo de proteínas e carboidratos para a recuperação de músculos danificados. As pesquisas consideraram o uso de whey protein e Aminoácidos de Cadeia Ramificada (BCAA) durante a prática de exercícios.

Artigo publicado no site da American Nutrition Association avaliou recentes trabalhos desenvolvidos sobre o tema. Segundo o texto, a prevenção de danos aos músculos é crucial para obter melhor desempenho de performance.

Menos dano muscular

As pesquisas sugerem que o aumento dos níveis de aminoácidos no sangue pode sinalizar ao cérebro reduzir a liberação de cortisol, preservando aminoácidos musculares e usando aminoácidos exógenos como combustível quando os estoques de carboidratos diminuem e a dependência de gordura e proteína aumenta.

A autora destaca que a maioria dos estudos com whey protein mostrou que a ingestão do produto junto com carboidrato resulta em menos dano muscular e menos fadiga. A proposta do whey protein mais carboidrato em relação ao placebo é simplesmente um aumento calórico.

De acordo com o artigo, apenas um estudo até o momento foi feito comparando o efeito da ingestão de carboidratos e proteínas, mais carboidratos isocalóricos. Esse estudo mostrou que não havia vantagem de proteína mais carboidrato sobre carboidrato de forma isolada, apenas quando a provisão calórica total é a mesma.

“Mostrou-se que os aminoácidos de cadeia ramificada reduzem o dano muscular. Com isso, fornecem uma fonte exógena de aminoácidos para combustível e retardam a degradação muscular para o uso de aminoácidos. Assim, a resposta do cortisol é menor quando os BCAAs são suplementados durante o exercício”, destacou.

Maior resistência

O artigo explica que, como há menos ruptura muscular durante o exercício, a capacidade de resistência é maior. Com isso, o dano muscular pós-exercício é menor. Portanto, a recuperação ocorre mais rapidamente. Outro benefício é a imunidade aumentada. Isso acontece devido à resposta de estresse imuno-supressora atenuada desencadeada pelo exercício.

Por fim, Ann concluiu que o consumo de carboidratos BCAA é ideal para a recuperação. Além disso, pode melhorar o desempenho. Segundo ela, mesmo que o insumo não produza melhorias imediatas no desempenho pós-exercício, isso ocorreria a longo prazo.