Café faz bem para a saúde e reduz chances de doenças

Café faz bem para a saúde e reduz chances de doenças

Tomar café reduz a mortalidade por diabetes, doenças cardiorrespiratórias e outras; mas é importante saber quais são os cafés de qualidade

Quanto mais café, menor o número de mortes. Acredite, a verdade é que o café faz bem à saúde. Pelo menos foi o que indicou um grupo americano dos NIH (Institutos Nacionais de Saúde), que publicou um amplo estudo sobre o tema.

Por meio de um questionário, foram ouvidos 229.119 homens e 173.141 mulheres saudáveis de ambos os sexos. Os entrevistados tinham idades entre 50 e 71 anos. A avaliação inicial compreendia 124 itens relacionados com o estilo de vida e a dieta. Foram avaliados o consumo de vegetais, frutas, gordura saturada, carne vermelha ou branca e o total de calorias ingeridas.

De início, os dados pareciam mostrar que o consumo de café estaria associado ao aumento da mortalidade. Entretanto, após serem eliminados fatores como cigarro (especialmente), sedentarismo e obesidade, ficou claro que há uma relação inversa. Além de diminuir a mortalidade geral, tomar café reduziu a mortalidade por diabetes, doenças cardiorrespiratórias, derrames cerebrais, ferimentos, acidentes e infecções. As mortes por câncer não foram afetadas.

O efeito protetor foi diretamente proporcional ao número de xícaras ingeridas diariamente. A diminuição mais acentuada da mortalidade aconteceu no grupo de seis xícaras ou mais por dia: redução de 10% nos homens e de 15% nas mulheres.

Essa associação foi independente da preferência pelo produto descafeinado ou não, sugerindo que a proteção não ocorre por conta da cafeína. Por isso, os amantes de café podem comemorar. Quem consome ao menos uma xícara da bebida por dia vive mais, independentemente do método de preparação ou da escolha entre normal ou descafeinado.

Saiba escolher o melhor café

Agora que você já sabe que o café faz bem na saúde, basta selecionar os de melhor qualidade e inserir o produto no seu dia-a-dia. Associados podem consultar o último teste realizado pela PROTESTE, que avaliou 20 lotes de café torrado e moído tradicional, com o intuito de determinar a qualidade dos produtos vendidos nos supermercados.

O café torrado e moído da marca Melitta foi considerado o Melhor do Teste, e tivemos mais 13 marcas com excelente qualidade. Aqueles que quiserem pagar um pouco a menos, comprando cafés tão bons quanto o Melhor do Teste por um preço menor, podem optar pela marca com o título de Escolha Certa.

Se quiser saber mais sobre a sua marca favorita e as outras testadas, veja mais no nosso comparador exclusivo de café. Nele, você terá acesso a avaliação de cada lote de café testado, bem como um indicador de qualidade para você poder saborear o seu café preferido com mais tranquilidade.