Câncer de próstata pode ser curado com diagnóstico precoce

Câncer de próstata pode ser curado com diagnóstico precoce

Atualmente, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum nos homens, atrás apenas do câncer de pele

O check-up masculino é imprescindível para a prevenção de doenças e deve ser feito regularmente. No entanto, a cultura e o hábito de ir ao médico ainda é restrita entre os homens. Essa falta de cuidado se reflete no alto número de incidência do câncer de próstata. Atualmente, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum nos homens, atrás apenas do câncer de pele.

Os principais motivos pelos quais os homens têm dificuldade em procurar um urologista são o medo e o preconceito, além da questão cultural. Para evitar a doença, é fundamental que os homens façam exames regularmente e consultem um especialista pelo menos uma vez ao ano.

câncer de próstata
A incidência aumenta significativamente com a idade. Assim, cerca de 30% dos homens com 50 anos de idade desenvolvem a doença. Já para a população com mais de 80 anos, a proporção é ainda maior: 50% dos homens são diagnosticados com câncer de próstata.

Em sua fase inicial, a doença é assintomática. Desse modo, a única forma de diagnosticar o câncer é através dos exames de rotina. Quando diagnosticado precocemente, o câncer de próstata tem cerca de 90% de chance de cura.

Já nos casos em que os sintomas começam a aparecer, significa que a doença já está em fase avançada e que não é mais possível a cura. Os sintomas mais comuns nesta fase são: dificuldade para urinar, sensação de esvaziamento vesical incompleto, dor para urinar, sangue na urina, sangue no esperma e dores ósseas. Por isso, é fundamental estar atento aos fatores de risco.

Os principais são: 

  • histórico familiar (parentes de primeiro grau, pai ou irmãos, com câncer de próstata aumentam de 2 a 10 X a chance de ter o câncer).
  • idade acima de 50 anos
  • raça (maior incidência na raça negra).
  • obesidade
  • dieta rica em gordura e carne vermelha.

Como prevenir o câncer de próstata?

Para a prevenção do câncer de próstata é necessário manter hábitos de vida saudável. Sendo assim, questões como diminuição do stress, atividade física, diminuição da ingestão de gordura animal e combate a obesidade são primordiais. Além disso, os exames periódicos devem ser realizados em todos os homens a partir dos 45 anos de idade. Para aqueles que se encaixam no grupo de risco, a indicação é a partir dos 40 anos.

Essa avaliação constitui inicialmente de história clínica e toque retal. Também deve ser realizada a dosagem do PSA no exame de sangue (antígeno prostático sanguíneo). Sendo assim, quando alterados, prossegue-se com a investigação e o diagnóstico de certeza é dado após a realização de uma biópsia de próstata.

câncer de próstata

O toque retal é um exame simples e de rápida realização. O exame permite ao médico evidenciar se há alterações, como nódulos, assimetrias e superfície irregular, contribuindo para um diagnóstico precoce. Desse modo, cerca de 20% dos tumores de próstata são detectados por alterações encontradas no toque retal, independentemente do valor do PSA.

O PSA é uma proteína produzida pela próstata, ele é dosado no exame de sangue e o seu aumento sugere alguma doença na próstata. Com o início da utilização do PSA, cerca de 91% dos casos de câncer de próstata passaram a ser diagnosticados em estágio inicial.