Cardápio é a chave para o sucesso de um negócio alimentício

Cardápio é a chave para o sucesso de um negócio alimentício

O cardápio é um dos principais instrumentos de marketing de uma empresa no ramo de alimentação; saiba como montar um de forma estratégica

O segredo para o sucesso de negócios de alimentação tem um componente importantíssimo: montar um cardápio que atenda tanto aos objetivos de negócio quanto às expectativas dos clientes. Por isso, o cardápio é um dos principais instrumentos de marketing, como um veículo de informação, venda e publicidade do negócio alimentício.

Porém, elaborar o cardápio de um estabelecimento pode ser uma das dificuldades para os empreendedores do ramo de alimentação. Como definir os pratos ideais? Para ajudar os empresários nessa missão, a PROTESTE lançará, no dia 12 de março, o curso online Você Chef: Da Cozinha ao Lucro.

Como montar um cardápio atrativo e lucrativo?

Para iniciar esse trabalho, o empreendedor deve estar ciente de que o atendimento precisa atender às expectativas do cliente, tanto em relação ao serviço quanto ao preço. Frente a esse cenário, é necessário que o empresário se mantenha atento às tendências do mercado. 

Desse modo, a primeira etapa do planejamento de uma empresa de alimentação deve se basear em adequar o cardápio com o objetivo estratégico do negócio. Também é fundamental que o cardápio seja estudado continuamente através de ferramentas adequadas com aplicação dos quesitos do marketing sensorial. 

Além disso, os gestores e os proprietários devem entender as principais ferramentas administrativas que auxiliam na melhoria contínua do negócio proposto. Assim, poderão tornar a empresa mais competitiva e que apresente um diferencial no mercado.

Curso apresentará conceitos da Engenharia de Cardápio

Essas ações, inclusive, têm um nome. Elas fazem parte da engenharia de cardápio, uma técnica de projeção e construção de menus. Ela consiste no estudo e análise constantes da rentabilidade e da popularidade dos pratos e demais produtos do cardápio.

A ferramenta é baseada em técnicas que facilitam o marketing e a operacionalização do menu. Assim, o foco é preço e volume de vendas. O método também pode ser utilizado pelos gestores para medir a lucratividade de um cardápio e projetar a rentabilidade futura. Estudos mostram que o método pode ajudar a aumentar as vendas entre 15% e 30%. 

A engenharia de cardápio é um dos temas presentes no curso online Você Chef: Da Cozinha ao Lucro. O programa apresentará as técnicas para elaborar de forma estratégica os menus, mantendo valores adequados e mais atrativos, além de eliminar gastos desnecessários.

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