Saiba como definir preços em empreendimentos alimentícios

Saiba como definir preços em empreendimentos alimentícios

Gestão de custos e formação de preços são temas presentes no curso online Você Chef: Da Cozinha ao Lucro, que a PROTESTE lançará em breve

Um dos grandes desafios para empreendimentos alimentícios é estabelecer os preços dos produtos comercializados. Para orientar os novos empresários sobre este e outros assuntos relevantes para iniciar um negócio, a PROTESTE irá lançar no dia 12 de março o curso online Você Chef: Da Cozinha ao Lucro.

Em um dos módulos, o curso apresenta de forma sucinta os principais conceitos ligados ao processo de gestão de custos e formação de preços, direcionada para pequenos empreendedores do ramo de restaurantes. 

Quer conhecer um pouco sobre o conteúdo?

Trouxemos alguns conceitos sobre os Fundamentos da Formação de Preços. Confira:

Desembolso ou gasto: Representa o valor pago para a compra de um bem ou serviço. Os gastos podem ser diretos ou indiretos. Os diretos são aqueles que são utilizados diretamente na produção de um bem (prato). Já os indiretos, não são utilizados diretamente na produção do bem. 

Investimento: Gasto necessário para a aquisição de bens ou direitos que serão utilizados durante um período (anos) para o funcionamento de um empreendimento que irá gerar resultados futuros para o investidor/empresário.

Custos: São os gastos que são feitos diariamente, pela utilização de um ou vários bens e/ou serviços necessários para a produção de outros bens que serão vendidos.

Despesa: São os serviços ou bens utilizados de forma direta, ou indireta para a gestão administrativa e de vendas necessários ao funcionamento da empresa.

Perda: São os valores gastos que ocorreram num processo de produção onde a matéria prima não pode ser totalmente aproveitada, geram “restos, estes gastos devem ser mensurados e acrescentados ao custo da produção do bem. Outra perda que pode ocorrer é quando o bem ou serviço foram utilizados de forma anormal e involuntária (mal guardados ou venceu o prazo de validade, por exemplo). Esta perda é considerada como prejuízo de forma direta, ou seja, diminui do lucro.

Gostou de saber mais sobre precificação em empreendimentos alimentícios? Continue no blog MinhaSaúde para novidades do ramo. Acesse o site da PROTESTE  e conheça nossos serviços.