Cirurgia bariátrica requer alguns cuidados especiais

Cirurgia bariátrica requer alguns cuidados especiais

Acompanhamento médico e psicológico, além de reeducação alimentar e exercícios são fundamentais para o sucesso do procedimento

Conhecida como redução do estômago, a cirurgia bariátrica é um procedimento indicado para reverter casos de obesidade grau 3. Ela ajuda a emagrecer pois muda a anatomia original do órgão e reduz sua capacidade de receber alimentos. No Brasil, são realizadas cerca de 65 mil cirurgias por ano, sendo 54 mil pela saúde suplementar (convênio) e 11 mil pelo sistema público de saúde.

Geralmente, uma pessoa que não passa pelo procedimento tem espaço no estômago para consumir aproximadamente de 1 litro a 1,5 litro de alimentos. Já alguém que se submete à bariátrica, tem capacidade para ingerir entre 25 ml e 200 ml, o equivalente a um copo americano. Além disso, a cirurgia afeta a produção do hormônio da saciedade, o GLP-1, o que diminui a vontade de comer. Porém, a redução da capacidade é mesmo a principal responsável pelo emagrecimento.

Cerca de 10% do peso é eliminado no primeiro mês, com uma perda que varia de 14% a 72% ao longo da vida. Nos primeiros meses após a cirurgia, o paciente consegue comer apenas 200 g por refeição, o que faz com que ele perca peso expressivamente. Para se ter uma ideia da diferença, uma pessoa não operada ingere algo entre 300g e 500g por refeição.

Cuidados necessários após a cirurgia bariátrica

Em geral, a bariátrica é um procedimento seguro. A taxa de mortalidade fica entre 0,1% e 1%, de acordo com o tipo da cirurgia. Porém, para que o procedimento tenha resultado positivo, o paciente deve estar atento a uma série de questões após a cirurgia. Mudanças no cardápio e exercícios físicos são fundamentais.

Além disso, é necessário acompanhamento médico, nutricional e psicológico regularmente, que deve começar antes da operação. É importante que os pacientes sigam com rigor as instruções dos profissionais que acompanham o processo. Assim, a saúde e os bons resultados serão mais garantidos.

Outro ponto que vale estar atento é que haverão muitas mudanças após a cirurgia. Entre elas, o que deve comer, como e quando serão as refeições. Aqueles que passam pelo procedimento devem reavaliar como se sentem sobre si mesmo e em relação à comida, por isso a importância do acompanhamento psicológico com profissional.

A reeducação alimentar também é de suma importância nesse processo. Ela ajudará não só a perder peso, mas também é fundamental para mantê-lo. Por isso, deve ser adotada uma alimentação saudável, evitando excesso de guloseimas.

Os pacientes da bariátrica devem ainda investir em exercícios físicos constantes. Além de contribuir para perda e manutenção do peso, eles trazem uma série de benefícios à saúde física e psicológica. Porém, antes de começar, é fundamental conversar com o médico para entender qual a atividade mais adequada e quando começar a praticá-la.