Aprenda a fazer feijão tropeiro de forma rápida e fácil

Aprenda a fazer feijão tropeiro de forma rápida e fácil

Prático e delicioso, o feijão tropeiro é uma das comidas mais típicas da culinária mineira; surpreenda seus convidados com esta receita

Prático e delicioso, o feijão tropeiro é uma das comidas mais típicas da culinária mineira. Aprenda como fazer feijão tropeiro com essa receita do site Mob Atualizado, que ensina a prepará-lo de forma rápida e fácil.

Ingredientes

1 kg de feijão carioca seco (deve estar enxaguado)

2 folhas de louro, secas ou frescas

6 xícaras de água

1 ramo de couve, enxaguado e seco

4 colheres de azeite

1 calabresa, fatiada

1/2 kg de bacon fatiado grosso, em cubos

1 cebola grande fatiada

6 dentes de alho, picados, divididos

5 ovos

1 a 1 1/2 xícaras de farinha de mandioca torrada

Sal e pimenta a gosto

Salsa picada e cebola verde a gosto

Como fazer o feijão tropeiro

Comece cozinhando os grãos. A melhor forma é utilizando uma panela de pressão. Misture os grãos, as folhas de louro e a água no pote. Feche a tampa e leve-a ao fogão, em fogo alto. Quando atingir alta pressão, reduza o fogo para médio e cozinhe por 20 minutos. Desligue o fogo e deixe a panela esfriar e liberar toda a pressão naturalmente.

Quando estiver pronto para abrir, destrave e remova a tampa. Verifique se os grãos estão al dente. Se não, cozinhe-os por mais tempo. Quando os grãos estiverem prontos, drene toda a água e reserve.

Em seguida, remova as hastes das folhas de couve. Empilhe algumas folhas uma em cima da outra e role a pilha em um cilindro. Corte a couve em tiras finas. Faça isso com todas as folhas.

Coloque o óleo em uma frigideira em fogo médio. Bata os ovos em uma tigela e adicione-os à panela. Cozinhe, mexendo delicadamente, até que estejam mexidos. Reserve.

Aqueça 2 colheres de sopa de azeite em uma panela grande em fogo médio. Adicione 3 dentes de alho e cozinhe, mexendo sempre, até ficar dourado e perfumado, o que leva cerca de 2 minutos. Adicione a couve e cozinhe até secar, cerca de 5 minutos. Tempere com sal e pimenta e reserve.

Usando essa mesma panela, em fogo médio, aqueça 1 colher de sopa de azeite e doure a linguiça até começar a ficar crocante, por cerca de 5 minutos. Retire da panela e reserve. Descarte a gordura.

Misturando os ingredientes do feijão tropeiro

Na mesma panela, adicione o bacon e frite até dourar, por cerca de 3 minutos. Em seguida, misture a cebola e o alho restantes, cozinhando até ficar translúcido (cerca de 3 minutos a mais). Adicione o feijão escorrido e a linguiça e cozinhe por um minuto, deixando o feijão absorver todos esses sabores.

Adicione os ovos e a couve, mexendo até que tudo esteja bem misturado. Tempere com uma quantidade generosa de sal e pimenta. Em seguida, adicione a farinha de mandioca (a gosto), um punhado de cada vez, mexendo até ficar úmida e incorporada ao prato.

Retire a panela do fogo e polvilhe a salsa e cebolinha. Sirva imediatamente!

Depois conta para a gente nos comentários se gostou da receita!