Dengue, zika e chikungunya: diferenças e sintomas das três doenças

Dengue, zika e chikungunya: diferenças e sintomas das três doenças

Dengue, zika e chikungunya são três doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti. Conheça os sintomas e os tratamentos de cada uma delas

As doenças dengue, zika e chikungunya são transmitidas por um único mosquito: o Aedes aegypti. Apesar de serem contraídas da mesma forma e terem sintomas semelhantes, elas são distintas. Porém, se não forem tratadas adequadamente, todas podem ter consequências graves.

O diagnóstico dessas doenças é basicamente clínico. O médico leva em conta os sintomas e o histórico do doente. Além disso, existem exames específicos para pesquisar a presença de anticorpos ou fragmentos dos vírus no sangue do paciente. Em determinadas situações, esses exames podem ser uma estratégia importante para estabelecer o diagnóstico diferencial com a dengue e a febre chikungunya, doenças que apresentam quadro clínico semelhante. Serve também para dar continuidade aos estudos sobre as características, prevenção e tratamento das infecções

zika

Dengue

A dengue é uma doença infecciosa que é transmitida pelo mosquito aedes aegypti fêmea. A melhor forma de controlar a doença é impedir a reprodução do mosquito transmissor, que costuma botar os ovos em recipientes com água parada. Por isso, as autoridades sempre alertam sobre a importância de não deixar água parada nos quintais e áreas abertas da casa.

Existem quatro tipos de vírus da dengue, chamados de DEN-1, DEN-2, DEN-3, DEN-4, que podem infectar qualquer pessoa.

Sintomas da dengue

Muitas vezes, a dengue se apresenta de forma assintomática. Quando surgem os sintomas, a pessoa pode apresentar três formas da doença, que podem ser:

  1. Forma benigna, similar à gripe;
  2. Dengue com sinais de alarme, mais grave, caracterizada por alterações da coagulação sanguínea;
  3. Grave, forma raríssima, mas que pode levar à morte, se não houver atendimento rápido e especializado.

Nos adultos, a primeira manifestação é a febre alta (39ºC a 40ºC), de início repentino, associada a:

  • Dor de cabeça;
  • Prostração;
  • Dores musculares, nas juntas e atrás dos olhos;
  • Vermelhidão no corpo (exantema);
  • Coceira.

Anorexia, náuseas, vômitos e diarreia não volumosa também podem ocorrer, mas são menos frequentes.

As manifestações iniciais da dengue com sinais de alarme – as mesmas da fase febril da doença — devem ser rotineiramente pesquisadas e valorizadas. Entretanto, depois do terceiro dia, quando a febre começa a ceder, aparecem:

  • Sinais de hemorragia, como sangramento nasal, gengival e vaginal;
  • Rompimento dos vasos superficiais da pele (petéquias e hematomas).

A maioria dos sinais de alarme é resultante do aumento da permeabilidade vascular, a qual marca o início do deterioramento clínico do paciente e sua possível evolução para o choque por extravasamento de plasma. Em casos mais raros, podem ocorrer sangramentos no aparelho digestivo e nas vias urinárias.

Nos casos de dengue grave, o potencial de risco é evidenciado por uma das seguintes complicações:

  • Alterações neurológicas (delírio, sonolência, depressão, coma, irritabilidade extrema, psicose, demência, amnésia);
  • Sintomas cardiorrespiratórios;
  • Insuficiência hepática;
  • Hemorragia digestiva;
  • Derrame pleural.

As manifestações neurológicas, geralmente, surgem no final do período febril ou na convalescença.

Formas de prevenção

A principal forma de prevenção é não deixar água parada em casa, como em vasos de plantas, lixo, caixa d’água, calhas, lajes e baldes. A pessoa também deve usar repelente nas partes expostas do corpo para evitar a picada do mosquito.

Vacina da dengue

A vacina da dengue já chegou ao Brasil. No SUS (Sistema Único de Saúde), a vacina começou a ser aplicada em fevereiro em crianças de 10 a 14 anos de algumas cidades com mais casos da doença. Além disso, ela também está disponível na rede privada de laboratório por valores variáveis para cada região.

A versão atual da vacina é a Qdenga, desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda Pharma e é feita com o vírus vivo atenuado, que gera a resposta imunológica para os quatro tipos de dengue existentes no Brasil.

Zika vírus

De acordo com o Ministério da Saúde, a Zika (ZIKV) é uma arbovirose, ou seja, uma doença causada por um vírus e transmitida pela picada de mosquitos. Hoje em dia, o vírus está presente em países da África, Ásia, Oceania e Américas.

A doença costuma ser assintomática ou tem sintomas de febre, semelhantes às infecções de chikungunya e dengue. No entanto, este tipo de infecção pode levar a outros problemas de saúde em mulheres grávidas ou pessoas acima dos 60 anos, como complicações neurológicas, microcefalia congênita e síndrome de Guillain-Barré.

O diagnóstico é feito de forma clínica pelo médico e pode ser solicitado ou não exames laboratoriais de sorologia e biologia molecular. O tratamento é feito com repouso do paciente, ingestão de líquidos e remédios prescritos pelos médicos para aliviar as dores e febre.

A forma de prevenção é a mesma da dengue: evitar deixar água parada para que o mosquito não consiga se reproduzir e usar repelente para evitar as picadas.

Sintomas

Em 80% dos casos, a doença pode ser assintomática. Os sinais aparecem geralmente dez dias após a picada. Eles podem ser semelhantes aos da dengue, porém menos agressivos. Por isso, chegam a ser confundidos com os sintomas de uma virose banal e passageira. Como desaparecem espontaneamente depois de três a sete dias, na maioria dos casos, as pessoas nem chegam a procurar assistência médica e não recebem o diagnóstico da doença.

Por isso, é preciso estar atento aos seguintes sintomas que fazem parte do quadro típico da infecção pelo Zika virus:

  • Febre por volta dos 38℃;
  • Aumento dos gânglios linfáticos;
  • Dor de cabeça, no corpo e nas articulações (que pode durar várias semanas);
  • Erupção cutânea (exantema maculopapular) acompanhada de coceira intensa que pode tomar o rosto, o tronco, os membros e atingir a palma das mãos e a planta dos pés;
  • Fotofobia (sensibilidade à claridade intensa);
  • Conjuntivite (olhos vermelhos, inflamados, lacrimejantes e sem secreção purulenta);
  • Diarreia, náuseas, mal-estar;
  • Cansaço extremo.

Embora a infecção por Zika virus possa passar despercebida, os casos confirmados de microcefalia indicam que as mães foram infectadas pelo vírus nos primeiros meses de gravidez. De alguma forma, ele provoca uma alteração no sistema imune que lhe permite atravessar a placenta e alcançar o feto, impedindo que o cérebro se desenvolva normalmente. A criança é considerada portadora de microcefalia, quando seu perímetro cefálico é menor do que 32 cm.

Estudos recentes indicam também uma ligação entre o Zika virus e a Síndrome de Guillain-Barré, doença autoimune que se manifesta depois de infecções por vírus ou bactérias e ataca os nervos periféricos, que perdem a bainha de mielina. Essa desordem do sistema imune provoca fraqueza muscular e paralisia que, nos casos mais graves, podem pôr a vida em risco.

dengue

Chikungunya

A Chikungunya também é transmitida por meio da picada do mosquito aedes aegypti fêmea. O vírus chegou ao continente americano no ano de 2013. A principal característica dessa doença é a dor articular incapacitante e o edema, e pode levar à óbito.

A doença pode apresentar três fases:
1 – Febril, que costuma durar de 5 a 14 dias.
2 – Pós-aguda, que pode durar até 90 dias.
3 – Crônica, que é quando a dor nas articulações não passa depois de 90 dias e pode persistir por anos na vida da pessoa.

Sintomas

Embora os vírus da febre chikungunya e os da dengue tenham características distintas, os sintomas das duas doenças são semelhantes. Na fase aguda da chikungunya, a febre é alta, aparece de repente e vem acompanhada de:

  • Dor de cabeça;
  • Dor muscular (mialgia);
  • Erupções na pele (exantemas);
  • Conjuntivite;
  • Dor nas articulações (poliartrite).

A dor nas articulações é o sintoma mais característico da enfermidade. É tão forte que chega a impedir os movimentos e pode perdurar por meses ou até anos depois que a doença vai embora. Ao contrário do que acontece com a dengue, não existe uma forma hemorrágica da doença e é raro surgirem complicações graves, embora a artrite possa continuar ativa por muito tempo.

Tratamentos de zika, dengue e chikungunya são similares

Nas três doenças, o tratamento é sintomático. Tomar muito líquido para evitar desidratação e utilizar medicamentos para baixar a febre e analgésicos são as medidas de rotina para aliviar os sintomas. Todos os casos requerem diagnóstico e acompanhamento médico, para evitar que as doenças se agravem. Atenção: os remédios que contêm ácido acetilsalicílico são contraindicados, porque podem aumentar o risco de hemorragias.

Gostou de saber mais sobre a dengue, zika e chikungunya? Continue no blog MinhaSaúde para mais temas sobre bem-estar e saúde. Acesse o site da PROTESTE  e conheça nossos serviços.

Texto atualizado em 30 de março de 2024.