Dengue: a vacina no Brasil, os sintomas e a prevenção

Dengue: a vacina no Brasil, os sintomas e a prevenção

A vacina contra a Dengue chegou ao Brasil no mês de fevereiro de 2024 e é aplicada pelo SUS. Porém, a prevenção ainda é a forma mais fácil de evitar a doença. Saiba como prevenir e os sintomas da dengue

A dengue é uma doença infecciosa que afeta pessoas de todas as idades e está presente em todo o Brasil. Apenas no primeiro mês de 2024, o Ministério da Saúde registrou mais de 243.721 casos no ano, o que é mais de 160% maior do que o mesmo período em 2023, que teve mais de 93 mil casos. A causa para o aumento no casos é o calor excessivo junto com as chuvas intensas neste verão e a falta de cuidados com a água acumulada nas residências. Com isso, a prevenção está cada vez mais urgente para evitar que mais pessoas sejam contaminadas.

A primeira epidemia de dengue registrada no Brasil aconteceu entre 1981 e 1982 em Boa Vista, Roraima. Desde então, a doença permaneceu no país de forma endêmica e alguns casos de epidemia ao longo do tempo.

Em 2024, a vacina da dengue chegou ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil e se tornou mais uma forma de proteger a população contra a doença e suas formas graves. Mesmo assim, os cuidados para evitar a disseminação dos mosquitos ainda é a forma mais fácil para evitar a doença.

Por isso, o artigo abaixo traz informações sobre como prevenir a dengue, os sintomas da doença e mais detalhes que todo mundo precisa saber.

O que é dengue?

A dengue é uma doença infecciosa que acontece com o vírus da família flaviridae e é transmitida pelo mosquito aedes aegypti fêmea, que também é o responsável pela transmissão de outras doenças, como zika vírus e chikungunya. Vale lembrar que a infecção acontece quando o mosquito pica uma pessoa infectada, adquire o vírus e o transmite para as próximas pessoas que vai picar ao longo de sua vida.

Por isso, a melhor forma de controlar a doença é evitar a disseminação do mosquito. O aedes aegypti se desenvolve em água parada, que é onde a fêmea deposita os ovos. Desse modo, a população precisa se conscientizar para cuidar de suas residências para que a água das chuvas e das plantas não fique acumulada.

Hoje em dia, a ciência já identificou quatro tipos de vírus da dengue, sendo DEN-1, DEN-2, DEN-3, DEN-4. A pessoa só produz anticorpos depois da infecção ou após tomar a vacina. Inclusive, a dengue pode atingir pessoas de todas as idades e também pode ter formas mais graves de infecção, que podem levar à morte.

Vacina contra a dengue

A vacina contra a dengue chegou ao SUS (Sistema Único de Saúde), do Brasil, em Fevereiro de 2024, além de também estar disponível na rede particular com um custo. Com a chegada ao SUS, a vacina vai fazer parte do calendário brasileiro, mas as doses ainda são restritas para um grupo específico. Neste primeiro momento, a vacina pelo sistema público está disponível em cerca de 500 municípios brasileiros e o grupo prioritário é das pessoas entre 10 e 14 anos de idade. O Ministério da Saúde tem a previsão de imunizar 3,2 milhões de pessoas ao longo de 2024. Você pode conferir os municípios que vão receber a vacina aqui. Para saber o calendário de vacinação em sua cidade, fique de olho nas notícias de sua região.

A vacina que está no SUS é a Qdenga, que é produzida pelo laboratório japonês Takeda Pharma e feita com o vírus vivo atenuado. A intenção do imunizante é que a pessoa que o receber consiga ter respostas para os quatro tipos de vírus já identificados da dengue ao tomar as duas doses da vacina. Porém, por enquanto, a vacina não é indicada para pessoas com mais de 60 anos por falta de estudos clínicos que comprovem a eficácia para esta faixa etária.

“A vacina é mais uma tecnologia, mas não podemos abrir mão dos outros cuidados com a doença. Ao longo dos anos, o Brasil continuará em busca de mais imunizantes e esperamos que outros produtores possam contribuir”, informou o diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Eder Gatti, em uma notícia do Ministério da Saúde.

Sintomas da dengue

A dengue tem sintomas que já são conhecidos da maioria da população. Relembre aqui:

A doença pode apresentar febre alta, que pode atingir os 39º ou 40ºC. Além disso, é provável que tenha-se dores musculares, dor no abdômen e atrás dos olhos, falta de apetite, náuseas e indisposição.

Geralmente, os sintomas da dengue duram sete dias, mas também existem os casos assintomáticos.

De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas que causam alerta para casos mais graves são: Dor abdominal intensa e contínua; Vômitos persistentes; Acúmulo de líquidos; Sangramento de mucosa; Irritabilidade.

Como diagnosticar?

A dengue, geralmente, é diagnosticada de forma clínica a partir do relato dos sintomas pelo paciente para o médico. Por isso, ao ter os sintomas e suspeitar que foi picado pelo mosquito, vá ao pronto-socorro ou a UBS (Unidade Básica de Saúde) para ser avaliado pelo profissional. Além disso, a equipe médica pode solicitar exame de sorologia para detectar a presença de anticorpos no sangue.

A procura por atendimento profissional é importante porque os infectados precisam saber quais medicamentos podem ou não consumir para aliviar os sintomas. Geralmente, os remédios com ácido acetilsalicílico e anti-inflamatórios são contraindicados. Assim, o tratamento é feito apenas com boa hidratação, alimentação balanceada e repouso. Em casos de febre alta, o paciente também pode usar antitérmicos.

Como prevenir?

A melhor forma de prevenir a dengue é evitar a proliferação dos mosquitos aedes aegypti. Dessa maneira, os cuidados recomendados envolvem não deixar a água parada em vasos de plantas, lixo ao ar livre, limpar a caixa d’água e mantê-la fechada, limpar as calhas e lajes, não deixar água acumulada em pneus e baldes. Uma solução para o caso das plantas é colocar areia nos pratos dos vasos para evitar que a água fique acumulada após regá-las.

Além disso, as pessoas podem usar repelentes para evitar as picadas dos mosquitos. O Ministério da Saúde indica os repelentes que são à base de DEET (N N-dietilmetatoluamida), IR3535 ou de icaridina. A população também pode instalar telas de proteção em casa e usar roupas de mangas compridas e calças.

E é importante limpar as vasilhas dos animais de estimação com frequência. Outra dica é colocar cloro e tela nos ralos que recebem água da chuva. Faça a vistoria em sua residência pelo menos uma vez por semana para eliminar qualquer foco de água parada.

O que é a dengue hemorrágica?

A dengue hemorrágica é a forma mais grave da infecção e pode acontecer quando uma pessoa é diagnosticada com dois tipos ou mais das cepas da doença. Nesta forma de infecção, o paciente desenvolve alterações sanguíneas, que podem levar a hemorragias internas ou externas.

Os sintomas comuns deste caso são o sangramento nasal ou gengival, dor abdominal forte, manchas avermelhadas no corpo, confusão mental, dificuldade para respirar, redução na pressão arterial e sonolência.

Como é uma forma grave da manifestação, a versão hemorrágica pode levar o paciente a óbito. Por isso, a recomendação é sempre procurar um médico para receber o melhor tratamento.

Dengue é contagioso?

De acordo com o médico Drauzio Varella, a dengue não é uma doença contagiosa entre humanos. Então, a transmissão não é feita no contato de uma pessoa doente com outra saudável. Ela só é transmitida através da picada do mosquito que está infectado com o vírus.

Vale lembrar que não é todo mosquito que transmite a dengue. Apenas o aedes aegypti pode ser infectado com o vírus e isso só acontece depois que ele pica uma pessoa que está doente e adquire o vírus.