Psyllium: o que é, para que serve e quais os benefícios

Psyllium: o que é, para que serve e quais os benefícios

Saiba o que é psyllium, para que serve, se ajuda a emagrecer e quais são seus benefícios para a saúde

O psyllium é um tipo de planta medicinal que ganhou repercussão nos últimos tempos por causa dos seus benefícios para a saúde. Alguns estudos sobre este produto já foram realizados e mostraram sua eficácia no auxílio de questões do trato gastrointestinal.

De fácil consumo, o psyllium caiu no gosto da população. Porém, a ingestão deve ter alguns cuidados, como a quantidade diária e a importância de manter uma boa hidratação para suprir o consumo de fibras. Inclusive, este produto pode ser um aliado no emagrecimento, mas não age por si só.

Saiba os detalhes sobre o psyllium no artigo abaixo:

O que é psyllium?

O psyllium é uma planta originária do oeste da Ásia, e que também está presente na Índia, Irã, África, Pasquitão e é considerada exótica no Brasil, cujo nome científico é Plantago ovata Forssk.

Segundo a cartilha do Ministério da Saúde chamada de ‘Informações Sistematizadas da Relação Nacional de Plantas Medicinais de interesse ao SUS – Plantago Ovata Forssk, Plantafinaceae – Psyllium, a planta pode ser usada desde a semente até os frutos, e existem estudos sobre seus benefícios para o ser humano. O uso mais comum é a casca da semente moída ou triturada. Inclusive, ela é fonte de fibra solúvel e é usada como alimento ou componente alimentar, de acordo com a FDA (Food and Drug Administration) dos Estados Unidos.

Hoje em dia, a casca do psyllium é usada em formas farmacêuticas em pó para preparações extemporâneas e granulados, e também em formulações, como produtos alimentícios enriquecidos com o produto. O medicamento elaborado a partir da casca da semente Plantago ovata Forssk adquire consistência coloidal quando é misturado com água e não possui odor, informou Brazilian Pharmacopoeia, da Anvisa, 2019.

Para que serve

A fibra da casca do psyllium traz benefícios para o sistema digestório do corpo humano. Por isso, é indicada por especialistas para auxiliar em casos de constipação e diarreia. O Ministério da Saúde já revelou que existem estudos e ensaios que mostraram que existe o potencial anti-inflamatório e gastroprotetor do uso da P. ovata, e que também pode auxiliar na absorção de minerais. Porém, ainda não existem comprovações científicas concretas.

Segundo a Instrução Normativa da Anvisa nº 2, de 13 de maio de 2014, o uso deste nutriente pode auxiliar como coadjuvante no tratamento de obstipação intestinal e no tratamento da síndrome do cólon irritável. No entanto, a venda deste produto com esta destinação é feita apenas com prescrição médica.

Psyllium emagrece?

O psyllium é uma fibra solúvel que pode sim ser aliada no processo de emagrecimento. Porém, sozinha, esta fibra não tem a capacidade de reduzir o peso de uma pessoa.

Sabe-se que o emagrecimento acontece quando há déficit calórico. Por isso, o psyllium pode fazer parte do processo de perder peso porque pode auxiliar na sensação de saciedade e a reduzir a ingestão de calorias ao longo do dia. Deve fazer parte de uma dieta balanceada, com outros alimentos fontes de fibras, nutrientes e pobres em açúcares e fibras. Além disso, é essencial consumir bastante água para que a planta medicinal tenha o funcionamento adequado no sistema digestório.

Como tomar

A forma de consumir o psyllium deve ser recomendada por um médico, que é quem poderá passar a dosagem adequada para o seu corpo e necessidade. Algumas formas do produto à venda necessitam da prescrição médica para ser adquirida, enquanto outras podem ser compradas em lojas de produtos naturais como suplemento alimentar.

Uma dica importante sobre o consumo do psyllium é de que ele deve ser ingerido com bastante líquido. A pessoa que fizer o uso deste tipo de fibra precisa saber que deve manter uma boa rotina de hidratação para não sofrer com problemas de falta de líquidos no corpo e excesso de fibras.

Por isso, faça acompanhamento médico para saber se você possui contraindicações de uso, qual é a dosagem ideal para o seu corpo e como se hidratar de forma correta.

Contraindicações

O psyllium não é indicado para quem possui hipersensibilidade à P. Ovada e para pessoas que possuem dificuldade para controlar a diabetes mellitus. Quando está em pó na forma farmacêutica, o consumidor deve ter cuidado ao manipular porque pode desencadear reações em contato com as vias respiratórias. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda que o manuseio seja feito vagarosamente e em um local ventilado, e sempre consumir com grande quantidade de água.

Além disso, o Ministério da Saúde informa que podem existir efeitos adversos no consumo, como flatulências e dores abdominais. Caso a pessoa não faça o consumo adequado de água junto com o psyllium, pode sofrer com irritação gástrica, inflamação e constipação. E se ainda fizer o uso de outros medicamentos no seu dia a dia, o ideal é tomá-los de 30 a 120 minutos antes ou depois de ingerir o psyllium para não interferir na absorção das substâncias do medicamento.