Ciclo Menstrual: como funciona e o que é fluxo menstrual

Ciclo Menstrual: como funciona e o que é fluxo menstrual

Aprenda o que é ciclo menstrual e a diferença para fluxo menstrual. Saiba também os apps que você pode utilizar para acompanhar o seu ciclo mensal

Desde que a mulher entra na puberdade até a menopausa, ela vai passar por vários ciclos menstruais ao longo de sua vida fértil. Isso significa que ela vai lidar com várias fases todos os meses, que contam com mudanças hormonais, sintomas e diferentes fluxos menstruais.

Aqui, você vai conhecer mais detalhes sobre como funciona o ciclo menstrual, o que é fluxo menstrual, os sintomas que podem indicar problemas de saúde da mulher, os aplicativos de celular que ajudam a acompanhar as fases do seu ciclo e como retirar o absorvente gratuito no Farmácia Popular.

Confira:

O que é ciclo menstrual

Assim que a mulher entra na puberdade, ela inicia a sua vida fértil e poderá gerar um bebê. Com isso, a preparação do corpo dela para uma possível gravidez é chamada de ciclo menstrual. Desse modo, os ciclos começam na primeira menstruação e terminam na menopausa, que acontece, geralmente, entre os 45 e os 55 anos de idade da mulher.

Ele é o período em que acontece a preparação do útero para receber um óvulo fecundado e gerar um bebê. Ao longo dos dias, o endométrio passa por alterações por causa dos níveis hormonais, incluindo o estrogênio e a progesterona, para receber a gravidez ou encerrar o ciclo com a menstruação. Caso a fecundação não aconteça, a mulher menstrua, que é descamação do endométrio.

Então, o que é endométrio? Ele é a parte interna do útero, que é a região onde o embrião vai se alojar para se desenvolver.

Como funciona o ciclo menstrual: As 3 fases

O ciclo menstrual possui três fases distintas, que incluem diferentes momentos em seu corpo e também sintomas. Saiba os detalhes abaixo:

-Fase folicular ou proliferativa: Nesta etapa, o corpo feminino inicia o período da menstruação. O início do ciclo menstrual é contado a partir do primeiro dia do sangramento. Aqui, o corpo libera hormônios que estão relacionados com a menstruação e também com a preparação para liberar o óvulo nos próximos dias. Com isso, a mulher pode ter alguns sintomas típicos desta fase do mês, como cólicas e dor de cabeça e na lombar. Quando o sangramento chega ao fim, o corpo produz o estrogênio, que dará início à preparação do endométrio para criar um ambiente favorável para receber o óvulo e a fecundação.

-Fase ovulatória (ovulação): Neste momento, o óvulo é liberado do folículo nos ovários através do aumento na produção do hormônio luteinizante. Esta fase dura pouco tempo, cerca de 24 horas, e pode causar uma leve dor no abdômen, já que o fluido folicular pode entrar em contato com a cavidade abdominal ao liberar o óvulo.

-Fase lúteo ou secretora: Na terceira fase, o corpo se prepara para a possível gravidez. Caso a mulher tenha uma relação sexual desprotegida, os espermatozóides podem encontrar o óvulo e fecundá-lo, gerando um embrião. Este óvulo fecundado pode se deslocar no útero até se alojar no endométrio, que já está pronto para recebê-lo. Caso isso não aconteça, e o óvulo não seja fecundado, a mulher terá a menstruação, que, como dito anteriormente, é a descamação do endométrio que não foi utilizado. Com isso, a mulher pode ter o início da TPM (Tensão Pré-menstrual), que é quando ela tem alguns sintomas característicos enquanto espera o início da menstruação.

A TPM

Um dos períodos das fases do ciclo menstrual é a Tensão Pré-menstrual, que é definida pelo período em que as mulheres enfrentam uma grande variação hormonal enquanto o seu corpo se prepara para a menstruação. Com isso, os hormônios podem interferir no sistema nervoso central e causar alguns sintomas, como dor nas mamas e no abdômen, inchaço, dor de cabeça, irritabilidade, ansiedade, dificuldade de concentração, fome exagerada, falta de apetite, cansaço e tristeza.

A TPM pode durar alguns dias e até perdurar durante a menstruação.

Período fértil

O período fértil é o momento do ciclo menstrual no qual a mulher apresenta mais chance de engravidar em caso de um ciclo regular. É quando o corpo está na fase da ovulação e o espermatozóide poderá encontrar o óvulo para fecundá-lo.

Este momento costuma acontecer cerca de três dias antes e até três dias depois da ovulação. Inclusive, o período fértil pode trazer alguns sintomas no corpo, como dor na parte inferior do abdômen, aumento na temperatura corporal e mudança na textura do muco vaginal, que fica mais fluido, de cor clara e sensação de maior lubrificação.

Como calcular o ciclo menstrual

O ciclo menstrual tem duração média de 28 dias, mas pode variar para 21 dias ou 35 dias. Para saber quanto tempo dura o seu ciclo, você deve contar desde o primeiro dia do sangramento menstrual até o dia anterior da próxima menstruação.

Caso o número de dias dê sempre o mesmo, o seu ciclo é regular. No entanto, se a contagem de cada mês variar, você apresentará um ciclo irregular. Para saber se está tudo certo com o seu corpo e desenvolvimento, vá ao ginecologista uma vez por ano para passar por consulta e realizar exames de rotina.

O que é fluxo menstrual: leve, moderado, intenso

O ciclo menstrual envolve todo o período de preparação do corpo feminino para uma gravidez ou para a menstruação. Enquanto isso, o fluxo menstrual é o nome dado para a quantidade de sangue eliminado nos dias de menstruação. Saiba mais abaixo:

O fluxo menstrual tem duração de 3 a 7 dias, o que varia para cada mulher. Nesta fase, de acordo com o site do Dr. Drauzio Varella, o corpo pode eliminar de 30 a 80 ml de sangue, o que muda de pessoa para pessoa e de acordo com a intensidade de fluxo.

Isso porque o fluxo pode ser classificado em três tipos:

-Fluxo leve: quando apenas o primeiro dia tem maior sangramento. Nos outros dias, o sangramento é menor.
-Fluxo moderado: acontece quando a perda sanguínea não tem muita variação ao longo dos dias de menstruação.
-Fluxo intenso: aqui, o sangramento é intenso e a mulher precisa de cuidados extras para evitar vazamentos, como o uso de absorventes do tipo noturno, que são maiores.

Outro ponto que vale ser destacado neste assunto é a coloração do sangue. Isso porque a cor do volume sanguíneo eliminado na menstruação pode variar ao longo dos dias. É comum que comece em um tom de marrom, fique mais vermelho vivo ao longo dos dias e termine novamente em uma tonalidade marrom. Desse modo, não estranhe quando a cor no absorvente mudar ao longo dos dias, é muito comum.

Indicativos de doenças e condições de saúde

Apesar de alguns sintomas serem comuns ao longo do ciclo e do fluxo menstrual, a mulher deve saber que nem tudo deve ser normalizado. Dores muito intensas, ciclos muito irregulares e outros problemas devem ser relatados ao médico, já que podem ser indicativos de doenças do sistema reprodutor feminino.

De acordo com o Ministério da Saúde (https://aps.saude.gov.br/noticia/20416), algumas mulheres percebem sinais diferentes em seu corpo, que podem ser os primeiros sintomas de algo errado. Por exemplo, marque uma consulta caso o seu fluxo aumente de repente ou não aconteça de forma inesperada. Também observe a textura da menstruação, já que a presença de muitos coágulos pode indicar algum problema de saúde. Inclusive, avalie a intensidade da cólica e se há um odor forte na região vaginal ou no sangue menstrual, e relate ao seu ginecologista, pois pode ser sinal de infecção.

Algumas doenças relacionadas com o ciclo menstrual:

Aqui, você pode saber alguns problemas de saúde que podem acontecer com as mulheres em sua vida fértil:

-Sangramento uterino anormal: acontece quando o volume do fluxo menstrual é maior ou menor do que o esperado. Ele pode mudar ao longo da vida da mulher, mas, neste caso, ele pode ser exagerado ou ausente.
-Miomas: é quando aparece um tumor benigno no útero em decorrência da mudança hormonal.
-Endometriose: este problema acontece quando as células do tecido do endométrio se deslocam para os ovários e/ou a cavidade abdominal. Pode ser doloroso e causar sangramento fora do normal.
-Pólipos: o útero e o canal vaginal podem apresentar lesões benignas, que podem levar a dificuldade para engravidar, aumento no fluxo menstrual e dor na relação sexual.
-Síndrome do ovário policístico: esta é uma condição que acontece quando surgem cistos nos ovários, que podem interferir em outras questões do corpo, como obesidade e infertilidade.
-Doença inflamatória pélvica: neste caso, uma infecção pode atingir a região íntima e pode ser transmitida pela relação sexual. Esta condição causa dor e corrimento vaginal.
-Hipogonadismo: aqui, acontece o mau funcionamento das gônadas, que produzem os hormônios do ciclo menstrual.

Apps de ciclo menstrual

Para conhecer o seu ciclo menstrual, nada melhor do que acompanhar os sintomas ao longo do período e anotar tudo para não esquecer, inclusive na hora de relatar em sua consulta no ginecologista. Para isso, você pode registrar as mudanças que acontecem em seu corpo em um aplicativo no celular.

Hoje em dia, vários aplicativos estão disponíveis na loja virtual do seu aparelho. Os mais conhecidos são: o Clue, o Calendário Menstrual, o Flo, o Maia e o Clover. Todos eles estão disponíveis para Android e iOS e são gratuitos.

Nos apps, você vai encontrar um calendário mensal e vários ícones para as fases do ciclo menstrual e os sintomas. Por exemplo, você pode marcar os dias em que teve sangramento do fluxo menstrual, quando iniciou a TPM, os sintomas da ovulação ou das cólicas, e até quando teve relações sexuais e as mudanças de humor em sua rotina.

Absorventes gratuitos no Farmácia Popular

O Governo Federal do Brasil criou o Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual, no qual visa dar maior suporte para as pessoas do sexo feminino que vivem em situação de vulnerabilidade. Um dos pilares do projeto é a distribuição gratuita de absorventes para a população de baixa renda.

Os absorventes gratuitos são encontrados no Farmácia Popular desde janeiro de 2024, mas precisam ser reservados no aplicativo Meu SUS Digital. Os itens de higiene podem ser retirados nas mais de 31 mil farmácias credenciadas em todo o Brasil.

Para fazer a sua solicitação, você deve acessar o aplicativo Meu SUS Digital e preencher a autorização. Então, com a autorização em mãos e um documento com foto, você vai até a farmácia registrada no programa mais próxima de sua casa e faz a retirada.

Para quem não consegue usar o aplicativo, a autorização também pode ser solicitada na UBS (Unidade Básica de Saúde), no CRAS (Centros de Referência em Assistência Social), Centros Pop e Consultório na Rua.

No entanto, é importante dizer que os absorventes gratuitos estão disponíveis para pessoas entre 10 e 49 anos de idade que estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal. Também precisa estar em situação de vulnerabilidade social extrema, que é a renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa; ou, ser estudante da rede pública de ensino e de baixa renda; ou, estar em situação de rua.