Período fértil: como calcular e quais são os sinais

Período fértil: como calcular e quais são os sinais

O cálculo do período fértil é utilizado para evitar ou planejar uma gravidez, por isso é um tema importante para muitas mulheres

É muito importante que a mulher conheça seu corpo e como funciona seu ciclo menstrual. Saber quando é o período fértil, por exemplo, possibilita planejar uma gravidez ou até se prevenir de uma. Além disso, conhecer o próprio ciclo menstrual permite não ser pega de surpresa quando a menstruação chega e ajuda a identificar cada mudança do ciclo ao observar os sinais no próprio corpo.

Cada mulher é única. Sendo assim, o ciclo menstrual é diferente para cada pessoa. É por isso que as mulheres precisam conhecer como funciona o próprio ciclo menstrual para descobrir o período fértil. 

banner-reclame

Para auxiliar nessa descoberta, trouxemos algumas dicas de como calcular o período fértil e como identificar os sinais em seu corpo. Acompanhe!

O que é o período fértil?

O período fértil é um espaço de tempo dentro do ciclo menstrual onde a mulher possui mais chances de engravidar. Neste período, o corpo da mulher se prepara para a fecundação, que é o momento em que o espermatozoide encontra o óvulo e dá início à gravidez

Há diversas mudanças que ocorrem nesse período, como os hormônios que ficam à flor da pele, aumento da libido, liberação do óvulo, alterações no útero e aumento da lubrificação íntima. 

Embora a duração do período fértil seja diferente para cada mulher, há uma estimativa de que ele dure aproximadamente 7 dias. Isso ocorre porque a ovulação em si tem duração de apenas 24 horas, explica o médico Drauzio Varella. Contudo, conta-se mais dois ou três dias antes e após a data prevista para a ovulação como período fértil, já que o espermatozoide pode sobreviver por dias no trato genital. Dentro desse período há uma maior chance de concepção. 

Quais os sinais do período fértil?

A mulher pode identificar o período fértil a partir dos sinais que o corpo revela. Esses sinais ocorrem devido à variação da quantidade de hormônios ao longo de cada fase do ciclo menstrual. 

Veja a seguir quais são os principais sinais que surgem durante o período fértil.

Dor de cabeça

Um dos sinais que surgem ao longo do período fértil é a cefaléia, mais conhecida como dor de cabeça. Embora seja difícil identificar a janela fértil quando se tem apenas a dor de cabeça, é possível associar esse sinal a outros que você verá a seguir. 

Dor nas pernas

Outro sintoma que pode surgir durante o período em que a mulher tem mais chances de engravidar é a dor nas pernas. Essa dor pode ir de um leve desconforto até um cansaço intenso, sendo mais comum em mulheres que possuem problemas vasculares. 

Dica: Especialista tira dúvidas sobre métodos anticoncepcionais

Dor no baixo ventre

A dor no baixo ventre que muitas mulheres relatam como dor na região pélvica, na parte debaixo da barriga ou em um dos ovários, é um dos sinais mais comuns do período fértil. Esse sinal indica que os órgãos reprodutores femininos estão se preparando para a fecundação.

Aumento de apetite

Outro sinal que a mulher pode perceber durante o período fértil é o aumento de apetite. Esse aumento ocorre devido à mudanças hormonais ao longo do período. Após a ovulação, o apetite aumenta ainda mais, sendo que os alimentos mais desejados são os gordurosos e doces. Por isso, é fundamental ter cuidado para não descuidar da alimentação nessa fase.

Quando o período fértil ocorre?

Há diferenças nos dias e duração do período fértil para cada mulher, pois tudo depende de como é o ciclo menstrual de cada uma. 

Antes de indicarmos quando o período fértil pode ocorrer, é importante definir que existem ciclos regulares e ciclos irregulares. Além disso, mulheres que utilizam pílulas anticoncepcionais também têm alterações no ciclo menstrual.

Agora vamos aos detalhes de quando o período fértil ocorre em cada um dos casos mencionados!

Mulheres com o ciclo regular

Um ciclo menstrual regular tem duração de 20 a 36 dias, sendo que o mais comum é a duração de 28 dias. É considerado um ciclo regular aquele que ocorre com frequência no mesmo intervalo de tempo e possui duração aproximada. Outra característica de um ciclo regular é que a menstruação costuma ter duração de três a oito dias

A ovulação em um ciclo menstrual regular costuma ocorrer no 14º dia após o início da menstruação. Já o período fértil, que é uma janela um pouco maior, se estende por três dias antes e três dias depois da data prevista para a ovulação.

Por exemplo, se a menstruação começou no dia 1º de janeiro, é no dia 14 que a ovulação poderá ocorrer. Nesse caso, o período fértil vai do dia 11 ao dia 17 de janeiro. 

Dica: Como melhorar a qualidade do sono durante a gestação?

Mulheres com o ciclo irregular

Mulheres com ciclo menstrual irregular têm mais dificuldade em acertar o período fértil. É considerado um ciclo menstrual irregular quando a menstruação ocorre em intervalos de tempo variados entre um mês e outro. Além disso, a duração média da menstruação também costuma variar de um ciclo para o outro. 

Em caso de ciclos irregulares, é comum que alguma doença esteja associada a essa disfunção como a síndrome dos ovários policísticos, hipotireoidismo ou hipertireoidismo, obesidade, distúrbios alimentares, entre outros. 

Determinar o período fertil em ciclos irregulares é mais difícil. Para identificá-lo é importante ficar atento aos sinais do corpo como intensificação da libido, secreção vaginal semelhante a clara de ovo e dores na região pélvica.

Entretanto, o mais recomendado é que as mulheres com ciclos irregulares façam testes de ovulação, utilizando saliva ou urina, seguindo as instruções de cada teste.

É importante lembrar que a mulher com ciclo irregular precisa de acompanhamento ginecológico para entender como seu ciclo funciona e se há patologias associadas.

Mulheres que fazem uso do anticoncepcional

O anticoncepcional é um dos métodos contraceptivos mais utilizados. Ele é composto por substâncias químicas parecidas com os hormônios femininos. Para evitar a gravidez, a mulher deve tomar um comprimido por dia durante 21 dias. Após esse período deve-se fazer uma pausa de sete dias, que é o período em que ocorre a menstruação. 

Nesse caso, é importante compreender que a menstruação ocorre por causa da ausência repentina dos hormônios sintéticos. Sendo assim, esse não é um ciclo comum, onde há a liberação do óvulo e o mesmo fica aguardando pela fecundação dentro do período fértil. 

Portanto, mulheres que utilizam anticoncepcional não possuem período fértil, já que não há a liberação do óvulo maduro para a fecundação ao longo do ciclo.

guia-do-direito-do-consumidor

Como calcular o próximo período fértil?

Além do cálculo que já ensinamos a fazer para descobrir o seu período fértil, há alguns métodos que podem auxiliar na identificação da janela fértil. Veja quais são eles!

Calendário (tabelinha)

O método de calendário, popularmente conhecido como tabelinha, é um dos mais simples e visa identificar o período fértil com base no cálculo que já ensinamos. A diferença nesse caso é que você pode utilizar um calendário de papel para anotar seu ciclo menstrual ou utilizar a tecnologia a seu favor, como sites e aplicativos que auxiliam nesse cálculo. 

Teste de ovulação

Para as mulheres que desejam descobrir o período fértil com exatidão é possível utilizar um teste de ovulação. Semelhante a um teste de gravidez, ele identifica a presença do hormônio LH na urina, que aumenta gradualmente até o momento da ovulação, onde ocorre o pico desse hormônio. Nesse caso, a mulher precisa realizar o teste ao longo de vários dias para acompanhar a evolução da quantidade de hormônio. 

Ultrassonografia

O método de ultrassonografia possibilita ver as diferentes fases do ciclo menstrual, inclusive o período fértil. Por um exame de ultrassom você pode descobrir se está perto de ovular, por exemplo. Esse método é mais utilizado quando há a intenção de engravidar e o casal precisa de uma reprodução assistida.

Teste do aumento do hormônio luteinizante – LH

Esse teste é bem parecido com o teste de ovulação, sendo que a diferença é que ele é realizado em laboratório. O teste do aumento do hormônio luteinizante possibilita identificar o pico deste hormônio com maior exatidão. Assim é possível descobrir o dia exato da ovulação.

Motivos que podem afetar o período fértil

Por fim, é importante lembrar que há alguns fatores que podem afetar o período fértil. Veja a seguir algumas causas do desequilíbrio nesse momento do ciclo.

Consumo de álcool e cigarro

O consumo de álcool e cigarro podem afetar diferentes momentos do ciclo menstrual, inclusive do período fértil. Há diversos estudos que relacionam o consumo de álcool com o aumento da dificuldade de engravidar, alerta a Associação Brasileira de Reprodução Assistida. O mesmo ocorre em relação ao tabagismo, que é prejudicial em diversas circunstâncias e causa desequilíbrio no ciclo menstrual.

Dica: Saiba o que é a quiropraxia e quais são seus benefícios

Idade avançada

As mulheres possuem um reservatório de óvulos que é limitado. A cada ovulação, há a liberação de óvulos e a reserva ovariana é reduzida. Conforme a idade avança, o ciclo menstrual vai se modificando até sumir completamente, dando início à menopausa. Portanto, outro motivo para alterações no período fértil é a idade avançada, já que a quantidade de óvulos vai reduzindo com o passar dos anos.

Endometriose

A endometriose é uma doença que acomete o endométrio, uma mucosa que reveste toda a parede interna do útero, explica Drauzio Varella. Essa afecção inflamatória gera diversos problemas para a mulher, como dor e o desequilíbrio do período fértil. 

Obesidade

Outra causa para o desequilíbrio do ciclo menstrual que leva a dificuldade em identificar o período fértil é a obesidade. Essa doença, que é cada vez mais comum na sociedade, causa diversas alterações metabólicas que podem dificultar a liberação hormonal e o funcionamento adequado dos órgãos reprodutores femininos.

Mantenha-se informado com a PROTESTE

Vimos até aqui que o período fértil é uma janela em que a mulher tem mais chances de engravidar, sendo que varia de acordo com os diferentes tipos de ciclos e fatores

Agora que você já sabe a importância de conhecer seu ciclo menstrual e descobrir o período fértil para evitar ou planejar uma gravidez, continue mantendo-se informada com a PROTESTE. Visite outros textos do blog MinhaSaúde para saber as novidades sobre saúde e bem-estar.

Somos a maior associação da América Latina que atua no direito do consumidor através de conteúdos de qualidade, testes comparativos, auxílio jurídico e muita informação. Conheça mais sobre nossos serviços e veja mais conteúdos aqui no site.

Utilize o canal Reclame para solucionar problemas de consumo. Os consumidores podem enviar sua reclamação sobre uma empresa diretamente pela plataforma, que encaminha para o fornecedor em busca de respostas. Todo o processo é acompanhado pelo time de especialistas em defesa do consumidor da PROTESTE. Também entre em contato pelo 4020-7747.