Saúde bucal durante a gravidez deve ser motivo de atenção

Saúde bucal durante a gravidez deve ser motivo de atenção

Hábitos como escovação correta, uso do fio-dental e visita ao dentista são fundamentais para evitar doenças, como a cárie e a doença periodontal

Além dos cuidados extras, as mulheres também devem estar atentas à saúde bucal durante a gravidez. Com as alterações hormonais que ocorrem nesse período, as mulheres sofrem agravamento nas condições de doenças periodontais, como sangramento na gengiva.

Por isso, hábitos como escovação correta, uso do fio-dental e visita ao dentista são fundamentais para evitar doenças, como a cárie e a doença periodontal. O assunto foi destaque no site Viva Bem, que deu algumas dicas para as futuras mamães.

Pré-natal requer uma avaliação odontológica

De acordo com Nicole Aimée, consultora da Coordenação de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, o aparecimento de doenças na gravidez se deve ao aumento dos hormônios estrogênio e progesterona. “Esta condição periodontal é clinicamente semelhante a uma gengivite induzida por placa, com gengiva de coloração avermelhada, edemaciada, com sangramento ao simples toque ou durante a escovação”, explica.

Por isso, durante o pré-natal, também é fundamental que seja feita uma avaliação odontológica. “Os tratamentos são seguros e contribuem para uma saúde geral e gestação saudável. Idealmente, no segundo trimestre de gravidez, devem ser realizados os procedimentos naquelas gestantes que possuem doenças bucais”, explica Aimée.

Saúde bucal durante a gravidez é simples de cuidar

Ela destaca que as grávidas não precisam se assustar. Segundo Aimée, basta adotar as medidas para melhora da condição gengival. Além disso, caso necessário, ela sugere fazer uma profilaxia (limpeza profissional) da gengiva e dos dentes.

A consultora acrescenta também que o ideal é que os atendimentos sejam realizados no período da manhã. “É importante que seja feito nesse horário devido à ânsia de vômito matinal e maior risco de hipoglicemia. Além disso, a gestante deve ficar confortável na cadeira odontológica e as sessões devem ser curtas”, completa.

O trabalho de prevenção a doenças, especialmente contra a cárie, também está associado aos hábitos alimentares. “A introdução de alimentos saudáveis, sem açúcar artificial, como balinhas, pirulitos, chicletes, sucos artificiais e refrigerantes, é sempre uma boa dica”, afirma a consultora. Mas é essencial fazer a escovação correta após as refeições, usar o fio dental e o creme dental com flúor.