Dor de cabeça: tipos, causas e como aliviar

Dor de cabeça: tipos, causas e como aliviar

Alguns hábitos podem favorecer o aparecimento da dor de cabeça, mas o problema pode ser aliviado com algumas técnicas

A dor de cabeça é uma condição frequente na vida da população e pode ter causas variadas, além de diferentes tipos. Também conhecida como cefaleia, ela pode atingir pessoas de diversas idades e ter relação com fatores físicos, emocionais ou psicológicos.

Em um tempo no qual a preocupação com a saúde mental cresce cada vez mais, especialmente após o período de isolamento causado pela pandemia, é fundamental entender os tipos de dor de cabeça, o que pode causar a cefaleia e como aliviar os sintomas sem depender apenas de analgésicos.

banner-reclame

Ao mesmo tempo, a depender de cada caso, é necessário buscar ajuda médica para que os sintomas da cefaleia não afetem ainda mais a qualidade de vida de quem é vítima desse problema.

Principais tipos de dor de cabeça

Existem alguns tipos de dor de cabeça que são divididos entre cefaleias primárias e secundárias. No primeiro grupo, algumas enfermidades mais frequentes são a cefaleia tensional, a enxaqueca e a cefaleia em salvas. Além disso, elas indicam, ao mesmo tempo, a enfermidade e o sintoma.

No segundo caso, as dores são decorrência de outras questões de saúde que devem ser tratadas. Saiba mais sobre cada tipo de dor de cabeça.

Cefaleia tensional

A cefaleia tensional costuma ser a mais prevalente e pode ser aguda ou crônica. A dor é resultado da tensão prolongada da musculatura cervical, ao redor do pescoço, além da musculatura do entorno do crânio.

Geralmente, a dor é bilateral, de intensidade leve ou moderada, e traz a sensação de peso ou aperto nas regiões da testa, nuca ou parte superior da cabeça. Acomete mais pessoas a partir dos 35 e 40 anos.

As crises de cefaleia tensional têm duração variada e, geralmente, traz apenas incômodos momentâneos, que não impedem a pessoa de exercer suas atividades rotineiras.

Dica: Melatonina: tudo que você precisa saber

Enxaqueca

Também chamada de migrânea, a enxaqueca é um distúrbio neurovascular crônico, multifatorial e incapacitante. As crises podem começar na adolescência ou surgir em qualquer idade e, em geral, afeta mais as mulheres.

Um dos sintomas mais comuns é a dor de cabeça unilateral e latejante, de intensidade média ou forte, que pode ser precedida de aura premonitória que causa sintomas como:

  • Embaçamento da visão;
  • Aparecimento de pontos luminosos no campo de visão;
  • Presença de manchas e linhas em zigue-zague;
  • Náuseas e vômitos;
  • Fotofobia (sensibilidade à luz), fonofobia (sensibilidade ao barulho) e irritabilidade.

Cefaleia em salvas

A cefaleia em salvas é conhecida pela dor forte e pulsátil que acarreta em um lado da cabeça, na região têmporo-frontal, e também na face e órbita ou fundo de um dos olhos. Queda de pálpebra, vermelhidão e lacrimejamento nos olhos, obstrução nasal e coriza são alguns dos sintomas.

É possível que a cefaleia em salvas ocorra em crises diárias, entre uma a oito vezes por dia, geralmente à noite, e pode durar até meses. Além disso, a duração de cada crise é de 15 a 180 minutos. Os sintomas podem desaparecer durante meses ou anos, mas também podem retornar de forma repentina.

Cefaleia secundária: o que é?

As cefaleias secundárias são aquelas relacionadas a outras questões de saúde nas quais  sabe-se que a doença pode causar dor de cabeça e quando os sintomas aparecem em um período similar ao da enfermidade original.

Infecções bacterianas e virais como sinusite, meningite, encefalite, gripes e resfriados são alguns exemplos. Fibromialgia, aneurismas, tumores cerebrais, lesões cranianas e distúrbios oftalmológicos também podem provocar cefaleias secundárias. Entenda abaixo as dores de cabeça causadas por outras doenças.

Dor de cabeça e sinusite

A sinusite provoca a inflamação de mucosas da face na região do nariz, olhos e maçãs do rosto. Isso provoca dores de cabeça intensas nessa área, além da sensação de pressão no crânio, pois essas mucosas movimentam secreções que, com a inflamação causada pela sinusite, têm dificuldade em circular pela região.

Dor de cabeça e hipertensão

A hipertensão, geralmente, é assintomática e causa o aumento da pressão arterial e atinge vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e ainda pode causar problemas nos rins. Porém, em alguns casos, pacientes relatam dor de cabeça, na nuca ou tontura, por isso existe a possibilidade de uma cefaleia estar relacionada à doença.

Disfunção temporomandibular (DTM)

A articulação temporomandibular permite o movimento de abertura e fechamento da boca e encaixa a mandíbula com os ossos do crânio. Quando há disfunções de músculos nessa região, pacientes costumam sentir dores de cabeça na área da testa e das têmporas, além de dores de ouvido, fonofobia, tonturas e vertigens.

Dica: 7 dicas para melhorar o bem-estar físico e mental

Causas da dor de cabeça

Alguns hábitos ou fatores podem desencadear dores de cabeça, especialmente no caso da cefaleia primária. Entenda a relação entre eles e o problema.

Estresse

Fatores emocionais ou estresse podem provocar dor de cabeça. Por isso, é fundamental saber lidar com tensões e ansiedade, para que o excesso de preocupações, que influencia na atividade cerebral, não desenvolva cefaleia. 

Insônia

A insônia, assim como a má qualidade do sono, também podem causar dor de cabeça. Por isso, pessoas que dormem menos do que o necessário ou que ficam tempo demais dormindo podem desenvolver cefaleia.

Logo, o sono regular ajuda a manter a qualidade de vida e diminuir dores de cabeça. Observe se há sonolência durante o dia, se o sono é interrompido muitas vezes durante a noite ou se há dificuldades para dormir.

Alimentação

Os alimentos consumidos também influenciam no aparecimento ou agravamento das dores de cabeça, pois podem conter ingredientes capazes de desencadear reações adversas no organismo ou influenciar em condições pré-existentes de cefaleia.

Queijos amarelos, embutidos, frituras, cafeína e bebidas com adoçantes e alcoólicas são alguns itens que devem ser consumidos com atenção, para que seu excesso não provoque dor de cabeça. Por isso, é importante manter uma alimentação equilibrada.

Eletrônicos

O uso excessivo de eletrônicos pode prejudicar a qualidade do sono ou influenciar na postura corporal, o que acarreta em dores de cabeça. Além disso, a iluminação dos aparelhos também podem ocasionar o aparecimento do problema.

Por isso, é fundamental ter cuidado em relação ao uso de smartphones, computadores, televisões e outros dispositivos eletrônicos, para que eles não diminuam a qualidade de vida, prejudiquem a saúde e o bem-estar e tragam consequências como cefaleia.

Doenças 

Como vimos, existem doenças que desencadeiam dores de cabeça, como a hipertensão, distúrbios na articulação temporomandibular e sinusite são alguns exemplos. Por isso, diante de dores persistentes, é importante verificar se são sinais de outra doença que exige tratamento adequado.

Guia-do-consumidor

Como aliviar a dor de cabeça?

Existem técnicas que podem ajudar no alívio das dores de cabeça, especialmente se elas não estiverem relacionadas a outras doenças que exigem tratamento médico adequado. Conheça algumas ações que você pode tomar quando estiver com cefaleia.

  • Massagear a região das têmporas

Pressionar a região das têmporas com as mãos também contribui para diminuir a dor. Faça movimentos circulares por pelo menos 1 minuto com as pontas dos dedos ou polegares, pois isso auxilia a regular a pressão dos vasos sanguíneos na área.

  • Fazer compressa gelada

A compressa gelada deve ser feita com o auxílio de bolsa térmica a ser colocada na região das têmporas. Isso contribui para diminuir a sensação de pulsação, pois provoca a contração dos vasos sanguíneos. Mantenha a bolsa na região por 20 minutos.

  • Escalda-pés

Fazer escalda-pés também pode ajudar, pois alivia a pressão sanguínea do corpo e permite o alívio de dores de cabeça. O ideal é colocar os pés dentro de uma bacia com água morna e mantê-los por 20 minutos.

  • Ficar em um lugar tranquilo

Estar em um local escuro e silencioso durante uma crise de enxaqueca ou dor de cabeça pode ajudar, pois um dos sintomas é a irritabilidade e sensibilidade à luz e barulho. Ao se isolar, você diminui o contato com esses estímulos.

  • Tomar chá

Chás com ingredientes conhecidos por fornecer efeitos calmantes podem contribuir para diminuir dores de cabeça. Camomila, hortelã, valeriana e gengibre são alguns dos produtos naturais que podem ser usados no combate à cefaleia.

Dica: Saiba se sua dificuldade de dormir é insônia ou temporária

Quando consultar um médico?

Caso a dor de cabeça seja persistente, intensa e com duração de dias ou mesmo semanas, é o momento de procurar ajuda de profissionais da medicina. Isso porque a enfermidade pode exigir tratamento especializado e medicamentoso ou ser uma cefaleia secundária, que apenas será resolvida com a intervenção na doença que causa o problema.

Mantenha-se informado com a PROTESTE

A cefaleia causa desconforto e perda da qualidade de vida quando ocorre de forma constante e intensa. Porém, com algumas dicas, é possível amenizar o quadro e tomar precauções para que a dor de cabeça seja cada vez menor e não traga impactos no cotidiano.

Contribuir para que a vida das pessoas seja melhor é uma das missões da PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, que produz uma série de conteúdos com informações úteis para você. 

Para ficar por dentro do universo da saúde, do mundo da tecnologia e dos direitos do consumidor, acesse, respectivamente, os portais Minha Saúde, ConectaJá e SeuDireito. Eles estão repletos de diversos conteúdos que ajudam nos mais diferentes aspectos do seu dia a dia.

Além disso, a PROTESTE ainda conta com serviços que ajudam consumidores a terem suas demandas atendidas diante de situações que trazem insatisfação na compra de um produto ou contratação de um serviço. 

Uma das ferramentas é a plataforma Reclame. Por meio dela, é possível registrar sua reclamação, receber a resposta da empresa envolvida e ainda contar com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor para que seu problema seja resolvido da melhor forma, no caso de associados. Também é possível acionar o canal Reclame pelo telefone 4020-7747.

Você também pode conferir os testes comparativos feitos pela PROTESTE para apresentar informações fundamentais sobre uma série de produtos e serviços. Com esses dados, os consumidores podem tomar as melhores decisões de compra, adquirindo apenas as mercadorias que atendem às suas necessidades.

Se você não quer ter dor de cabeça com empresas, é fundamental entender quais são os direitos do consumidor: conheça os principais.