Saiba se sua dificuldade de dormir é insônia ou temporária

Insonia é considerada crônica apenas se determinadas condições forem preenchidas; saiba quais são segundo neurofisiologista do Einsten

Saiba se sua dificuldade de dormir é insônia ou temporária

Insônia: dificuldade para iniciar o sono, manter o sono ou ter um despertar precoce. Esses são os indícios de que há uma situação crônica. No entanto, podemos dizer que todas as vezes em que esses sintomas aparecem, é insônia? De acordo com a neurofisiologista Letícia Soster, a resposta é não.

A médica explica, em canal do Hospital Israelista Albert Einstein no YouTube, que para serem caracterizados como falta de sono crônica, esses fenômenos precisam acontecer por mais de três meses. Além disso, são considerados um problema quando causam algum impacto durante o dia.

Agende uma consulta no nosso Serviço Saúde.

Então, podemos dizer que quando a dificuldade de iniciar o sono prejudica as atividades no dia seguinte, atrapalhando a concentração e o aprendizado, isso é insônia.

Casos especiais

Letícia explica que existem casos especiais, em que o médico pode dar o diagnóstico de uma situação mais recente, que é a chamada insônia de ajustamento. “Esse é o caso das que acontecem em casos muito específicos. Como na perda de um ente querido, quando a pessoa não consegue dormir normalmente”, ressalta.

Segundo a médica, esse não é o transtorno de insônia crônico. Ela destaca ainda que apenas o médico deve fazer essa diferenciação, através de um diagnóstico clínico. Somente essa análise, associada aos outros sintomas que o paciente apresentar, podem concluir o diagnóstico.

Letícia afirma ainda que o tratamento da insônia comportamental é principalmente não medicamentoso. Sendo assim, estão incluídos vários elementos, como higiene do sono, terapia cognitiva comportamental e atividades físicas são os itens mais importantes para que haja um tratamento adequado da insônia crônica.