Hipertensão e diabetes podem causar problemas nos rins

Hipertensão e diabetes podem causar problemas nos rins

Pacientes devem adotar o tratamento adequado, que inclui medicamentos, acompanhamento com especialistas e mudanças no estilo de vida

Como muitos já sabem, a hipertensão e o diabetes estão diretamente associados a doença cardiovasculares, porém, elas também podem provocar problemas nos rins, segundo uma matéria publicada no Portal Drauzio Varella.

Segundo o texto, isso ocorre quando a pressão arterial ultrapassa o valor ideal, que é de 12×8. Nesse caso, os vasos sanguíneos sofrem lesões, e com o tempo podem ficar mais espessos e rígidos. Desse modo, esse efeito afeta os rins e resulta em perda da eficiência para filtrar o sangue e eliminar resíduos nocivos adequadamente. Nas situações em que o paciente apresenta diabetes descontrolado, o aumento da glicemia pode danificar os vasos, o que acaba acarretando o mesmo efeito.

A perda progressiva da capacidade de filtrar o sangue pode levar a doença renal crônica. O perigo é que, assim como a hipertensão e o diabetes, essa doença é silenciosa, ou seja, não apresenta sintomas em fase inicial. Por isso, alguns pacientes só percebem que há algo errado quando o órgão já está muito comprometido. Nessa fase, alguns sinais são mal-estar, fadiga, perda de apetite e perda de peso não intencional. Em casos graves, pode haver necessidade de diálise e até de transplante de rins.

Pacientes com diabetes que desenvolvem problemas nos rins também podem apresentar proteína na urina, edemas (inchaço por excesso de líquido) nas pernas e pressão arterial elevada.

Tratamento minimiza risco aos rins por hipertensão e diabetes

Para evitar complicações nos rins resultantes da hipertensão e do diabetes, os pacientes devem adotar o tratamento adequado, que inclui medicamentos, acompanhamento com especialistas e mudanças no estilo de vida, principalmente quanto a hábitos alimentares. Dessa forma, é possível manter a pressão arterial e a glicemia controladas, o que consequentemente evita prejuízo ou perda da função renal.

Muitos pacientes hipertensos sob tratamento imaginam que, como a pressão arterial está em nível normal, podem parar de tomar seus medicamentos, mas essa conduta é absolutamente contraindicada. A doença é mantida sob controle justamente porque o tratamento está sendo seguido. É necessário seguir as orientações médicas rigorosamente.